Secretaria Municipal de Saúde de Colômbia alerta sobre surto de sarampo e campanha de vacinação

Vacinação ocorrerá até o dia 31 de agosto

Por Portal Notícias Colômbia SP em 14/08/2018 às 13:17:00 - Atualizado há

O secretário municipal de Saúde de Colômbia, Adileu Storti, informou que, seguindo o cronograma do Estado de São Paulo, já foi realizado o primeiro dia “D” em Colômbia, que aconteceu no sábado, dia 4 e agora a Secretaria Municipal de Saúde seguirá a campanha nacional, que teve início no último dia 6 próximo passado e irá até 31 de agosto e que, junto com o sarampo, será feita a vacinação contra a poliomielite também.

Crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser levadas às unidades de saúde, PSF-I e PSF-II para receber a vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não, com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

Adileu Storti afirma que, conforme nota da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo, o sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que causa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema maculopapular. A transmissão do vírus do sarampo é direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente. O período de incubação é de uma a duas semanas. O período de transmissibilidade inicia-se cerca de cinco dias antes do exantema e dura até cerca de cinco dias após seu aparecimento.

O Brasil recebeu a certificação de eliminação do sarampo em 2016. No entanto, o sarampo é endêmico em vários países, como Europa, África e Ásia, existindo desta maneira o risco de vir para o Brasil. O surto de sarampo iniciado em 2017 se mantém em curso na Venezuela e, desde fevereiro de 2018, casos de sarampo foram confirmados nos estados de Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, que foi um caso ‘importado’. Desta forma, evidencia-se no Brasil a persistência de transmissão do sarampo por mais de 90 dias, envolvendo mais de uma unidade federada, o que corresponde ao Nível 3, de alerta máximo.

Storti esclareceu ainda que não há tratamento específico para o sarampo, que é tratado apenas pelos sintomas. A vacina tríplice viral, a SCR é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

A Secretaria Municipal de Saúde de Colômbia, através de seu serviço de Vigilância em Saúde, espera vacinar 320 crianças, alcançando a meta dos 100%, salientando que a campanha tem por objetivos vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas e ainda dar uma dose de reforço pra quem já se vacinou completamente, ou seja, quem tomou todas as doses necessárias a proteção.

A campanha nacional vai até o final do mês e é uma ação de mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nas Unidades de Saúde da Família.

No dia 18 de agosto acontecerá o segundo Dia “D” de mobilização, onde novamente o PSF-I, PSF-II e o PSF-III de Laranjeiras ficarão abertos das 8 da manhã até as 17 horas. O secretário comenta que é muito importante que os pais levem Caderneta de Vacinação dos filhos.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários

Banner Institucional (Destaque)