Banner Destaque (1)

Fazenda Porto do Ifé em Colômbia é reconhecida definitivamente como área de RPPN

Em julho do ano passado a fazenda havia recebido o título provisoriamente

Por Portal Notícias Colômbia SP em 05/02/2019 às 11:44:00 - Atualizado há
Fazenda Porto do Ifé em Colômbia é reconhecida definitivamente como área de RPPN - Foto:

Fazenda Porto do Ifé em Colômbia é reconhecida definitivamente como área de RPPN - Foto:

Durante uma cerimônia realizada na quinta-feira, 31 de janeiro, data de celebração do Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), o proprietário da Fazenda Porto do Ifé, localizada no município de Colômbia, recebeu um título reconhecendo a área definitivamente como uma RPPN, confirmando que antes o local já havia sido reconhecido provisoriamente. O evento foi realizado na sede da Sima.

A RPPN Porto do Ifé, tem uma área de 54,08 hectares, de propriedade de Luiz Octavio de Mello Coimbra e está registrada no Registro de Imóveis da Comarca de Barretos. O complexo situa-se em área remanescente do bioma cerrado e em área importante para a conservação da biodiversidade.

O evento foi realizado para a entrega de outros títulos ainda provisórios de quatro novas reservas no Estado de São Paulo. As novas unidades de conservação que receberam o título provisório estão localizadas nas cidades de Pindamonhangaba, Socorro, Indaiatuba e São José do Barreiro e somam 140,09 hectares de área protegida. Agora, contando com essas novas unidades, o estado de São Paulo possui 99 destas áreas oficialmente reconhecidas, sendo 51 pela Fundação Florestal, 47 pelo ICMBio e uma pela Prefeitura de São Paulo. Existem 24 pedidos de reconhecimento em andamento com área potencial de 2.317,97 hectares.

RPPNs PAULISTAS

O Programa Estadual de Apoio às RPPNs Paulistas tem por objetivos estimular a criação e implementação de RPPNs no estado de São Paulo mediante uma série de ações de apoio e incentivo aos proprietários. O Programa RPPNs Paulistas é coordenado pela Fundação Florestal, tendo sido instituído pelo Decreto Estadual n° 51.150/2006.

O Estado de São Paulo conta, atualmente, com 99 RPPNs oficialmente reconhecidas, abrangendo uma área de 21.687,31 hectares de áreas protegidas. Desse total, 47 unidades foram instituídas por meio do programa desenvolvido pela Fundação Florestal, perfazendo 17.292,24 hectares.

A iniciativa para criação de uma RPPN é ato voluntário de pessoas físicas ou jurídicas proprietárias de imóveis rurais ou urbanos que demonstram um potencial para a conservação da natureza.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários