Banner Destaque (1)

Tuta é autor de lei que proíbe fogos de artifício no município

A lei foi aprovada por unanimidade

Por Portal Notícias Colômbia SP em 07/03/2019 às 19:57:00 - Atualizado há
Tuta é autor de lei que proíbe fogos de artifício no município - Foto:

Tuta é autor de lei que proíbe fogos de artifício no município - Foto:

O projeto, aprovado pela Câmara Municipal, tem o objetivo de proibir o uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora, como estouros e estampidos fortes em todo o município de Colômbia.

Ele alega que a queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis aos animais, especialmente aqueles dotados de sensibilidade auditiva, como os cães, que, em alguns casos, se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia. Os gatos sofrem severas alterações cardíacas com as explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada. 

De acordo com o projeto, os cães que não estão habituados ao barulho ou sons intensos geralmente reagem mal aos fogos de artifício. Alguns deles mostram-se incomodados e outros podem até mesmo desenvolver fobias e entrar em pânico. 

Tuta ressalta que, além de trazerem riscos aos animais, que são reféns do uso dos fogos, estes artefatos podem causar danos irreversíveis às pessoas que os manipulam, bem como a pessoas portadoras de enfermidades ou de idade avançada, além do incômodo em clínicas e hospitais. “O Projeto de Lei não tem como objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios, apenas visa proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho, estampido e explosões fortes, que causem danos à vida humana e dos animais” relata o vereador. A lei foi aprovada por unanimidade.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários