Prefeito Endrigo esclarece população sobre o atendimento para gestantes no Hospital Municipal

A equipe de reportagem do Portal NC conversou com o prefeito Endrigo Bertin acerca de fatos ocorridos na Saúde Municipal, envolvendo o atendimento à gestantes da rede pública municipal

Por Portal Notícias Colômbia SP em 12/04/2019 às 00:13:00 - Atualizado há
Prefeito Endrigo esclarece população sobre o atendimento para gestantes no Hospital Municipal - Foto:

Prefeito Endrigo esclarece população sobre o atendimento para gestantes no Hospital Municipal - Foto:

PORTAL NC: Prefeito Endrigo, quais os fatos que realmente ocorreram no âmbito da saúde pública de Colômbia referente ao atendimento de gestantes? Haverá algum prejuízo à população? 

ENDRIGO BERTIN: Quero deixar bem claro para todos nossos usuários do serviço de saúde pública municipal que todos continuarão sendo atendidos pela nossa equipe de médicos, e que não haverá nenhum prejuízo seja à gestantes no início ou no final da gravidez até o parto. O que ocorreu, na verdade, foi que um de nossos médicos concursados, Dr. Celso Brito Júnior, que cuidava da realização de partos e obstetrícia em nossa cidade, decidiu por diversos fatores de ordem pessoal, realizar apenas suas funções de clínico médico geral, para o qual foi contratado, não mais realizando os partos em nosso hospital. Nosso município jamais deixou de atender qualquer gestante, pois temos 3 PSF´s onde devem ser realizados os pré-natais dessas pacientes. E com relação aos partos, contávamos com a disposição do Dr. Celso em realizá-los, pois o mesmo é especialista na área e mesmo não sendo obrigatoriedade do município, nós realizávamos até pro paciente não precisar se deslocar para Barretos, dentre outras facilidades para os mesmos. No entanto, com esse pedido do Dr. Celso, as pacientes serão encaminhadas para a Santa Casa em Barretos, conforme protocolos do SUS e atualização realizada com o hospital, até encontrarmos uma forma de solucionar o problema, promovendo a contratação de um médico exclusivo para a área de obstetrícia. Deixamos bem claro que a contratação de um profissional pra essa área em especifico, não é tão simples, pois o médico cirurgião normalmente tem suas equipes de trabalho e de confiança com quem realiza as cirurgias, e estamos analisando dentro da legalidade essas contratações. 

PORTAL NC: Então, diferentemente do que foi divulgado por outras pessoas em redes sociais, os atendimentos das gestantes continuarão sendo realizados normalmente? 

ENDRIGO BERTIN: Sim. Como dito antes, as gestantes continuarão sendo atendidas pelos médicos do PSF (Dr. Clarksson e Dra. Ana Carolina, que atendem em Colômbia e Dr. Adriano, que atende em Laranjeiras), e conforme previsão para realização do parto, as gestantes serão encaminhadas para a Santa Casa em Barretos, que é o hospital referenciado para esse tipo de procedimento. Não haverá nenhum prejuízo, a não ser a perda da comodidade de se realizar o parto aqui mesmo na cidade, sem precisar realizar esse deslocamento até Barretos. Isso será feito até considerarmos uma forma de retomar a realização dos partos no Hospital de Colômbia. 

PORTAL NC: E com relação à Saúde como um todo, o que a Prefeitura vem realizando em prol da população de Colômbia? 

ENDRIGO BERTIN: A Saúde, ao lado da Educação, é o setor que mais recebe atenção de nossa Administração. Cerca de 30% do orçamento é destinado à Saúde dos colombienses. Recentemente, conseguimos entregar vários novos veículos para atender nossos munícipes. Entregamos um carro e uma ambulância 0km exclusivamente para o PSF de Laranjeiras, que sempre foi uma demanda especial e hoje nós conseguimos atendê-los. Adquirimos 3 vans, sendo 2 tipo ambulância para urgências e emergências e 1 para uso de pacientes da rede pública de saúde, em consultas, deslocamentos e demais necessidades fora de nossa cidade e também um novo veículo para o SAMU. Promovemos a reforma geral do hospital, com aquisição de camas, roupas de cama, lavanderia, gerador de energia, diversas melhorias que eram necessidades antigas do hospital e que conseguimos dar essa condição à população. Em breve, receberemos mais 2 ambulâncias 0km, e diversos novos aparelhos e equipamentos para o Centro Cirúrgico, a serem utilizados nas cirurgias gerais de baixa complexidade, além de estarmos modernizando nossos consultórios odontológicos, onde todos serão equipados com aparelhos de raio X. Portanto, são diversas ações que realizamos, dia a dia, para melhor atender nossa população. Essas conquistas são importantíssimas para nossos munícipes, e sempre fizemos o melhor para que nossa saúde esteja à disposição daqueles que precisam. Erros e falhas ocorrem em qualquer local, e sempre buscamos as melhores soluções para corrigir esses fatos. Creio que o cidadão colombiense sabe reconhecer nossos esforços para a saúde de Colômbia, e aproveito a oportunidade para agradecer a todos os nossos colaboradores que atuam na Saúde Pública de Colômbia, observando que diversas vezes são objetos de exposição e críticas em redes sociais, muitas vezes infundadas, mas que não medem esforços para atender a população da melhor forma possível. Aproveito também para agradecer nosso Secretário Municipal, Adileu Storti, pela competência e dinamismo na gestão dessa importante área da Administração Municipal.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários

Banner Institucional (Destaque)