Banner Destaque (1)

Defesa Civil alerta para a Operação Estiagem

Estiveram reunidos os representantes em um encontro representantes de toda região

Por Portal Notícias Colômbia SP em 09/05/2019 às 11:35:00 - Atualizado há
Estiveram reunidos os representantes em um encontro representantes de toda região - Foto: Roberto José

Estiveram reunidos os representantes em um encontro representantes de toda região - Foto: Roberto José

A capitã Aline Betânia Signorelli coordenou um seminário da Defesa Civil Estadual em Barretos, que visou a capacitação dos representantes dos municípios da região para o período de estiagem, em que há maior incidência de incêndios florestais. A oficina preparatória, realizada na terça-feira, 7, na Unifeb, teve também atividade prática. Segundo a oficial, os casos de incêndio em cobertura vegetal são os mais comuns neste período é há também uma preocupação com a saúde da população, devido à baixa umidade relativa do ar, o que provoca aumento das doenças respiratórias.

Estiveram reunidos os representantes de Altair, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto. “A Defesa Civil do estado trabalha com a capacitação ao longo do ano e são 15 oficinas preparatórias para a Operação Estiagem. Na região de Barretos, estamos fazendo a oitava edição desta capacitação. O principal objetivo é deixar os municípios preparados para os problemas bem típicos do inverno”, afirmou. 

O tenente Frank Fernando Andrade, do Corpo de Bombeiros, comentou sobre o trabalho da corporação nos casos de incêndios florestais e no apoio à Defesa Civil para o treinamento de brigadistas. Ele lembrou também que a unidade abrange seis municípios e que há grande demanda de atendimento de ocorrências. “Os incêndios em área vegetal aumentam com a estiagem e isso traz uma demanda muito alta para o Corpo de Bombeiros. Precisamos que os brigadistas estejam treinados para um primeiro atendimento e talvez a extinção do incêndio”, afirmou.

De acordo com o coronel da PM, Walter Nyakas Júnior, secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, confirmou que a região de Barretos registrou uma redução de 39% no índice de focos de incêndio no ano passado, enquanto que, no estado, a redução foi de 24%. “Foi uma das regiões em que tivemos uma redução bem grande e isso está atrelado ao preparo das defesas civis municipais que dão combate inicial a esse tipo de ocorrência”, afirmou o comandante.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários