Banner Destaque (1)

SecretĂĄrio comenta nĂșmeros da dengue em Colômbia

São Paulo estĂĄ sendo o estado com o maior nĂșmero de cidades com incidĂȘncia considerada alta

Por Portal Notícias Colômbia SP em 16/05/2019 às 16:35:00 - Atualizado hĂĄ
Secretário comenta números da dengue em Colômbia - Foto: Marcos Antônio

Secretário comenta números da dengue em Colômbia - Foto: Marcos Antônio

Em entrevista à nossa reportagem, o responsĂĄvel pela pasta da SaĂșde em Colômbia, Adileu Storti, explicou que o avanço da dengue deixou o serviço de saĂșde local em alerta mĂĄximo. Após alguns anos com Ă­ndices bem baixos, foi verificado que a situação neste ano estĂĄ diferente e idĂȘntica aos demais municĂ­pios do Brasil. Segundo o secretĂĄrio, o que chama atenção Ă© que São Paulo estĂĄ sendo o estado com o maior nĂșmero de cidades com incidĂȘncia considerada alta, seguido por Minas Gerais e depois GoiĂĄs.

Nos registros do Serviço de Vigilância em SaĂșde Municipal atĂ© o dia 13 de maio, Colômbia conta 188 notificações, com 41 casos positivos e dois destes casos com sinais de alarme. Ainda estão em investigação 102 casos, com 13 tendo resultados inconclusivos e 32 sendo descartados. PorĂ©m, ele alerta que o nĂșmero de casos positivos pode ser maior, visto que o estado, por meio do Instituto Adolfo Lutz, não estĂĄ conseguindo atender à demanda pelos resultados a partir de amostras enviadas em fevereiro e ainda não analisados???, comentou Adileu. 

Outra situação colocada pelo entrevistado Ă© que, de acordo com as Diretrizes para a Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas no Estado de São Paulo, o acompanhamento da situação epidemiológica de dengue Ă© realizado por meio de tendĂȘncias temporais que possibilitam o monitoramento da situação no municĂ­pio. Adileu aponta que Colômbia atingiu os 20% da incidĂȘncia estabelecido para o seu porte populacional, resultando na suspensão pelo estado da realização dos exames de sangue (sorologia) para confirmar ou não os possĂ­veis casos da doença. Isto significa que não se colhe mais exames no municĂ­pio e, se o morador apresentar dois sintomas ou mais da dengue, Ă© fechado o caso como positivo, clĂ­nica e epidemiologicamente.

Storti se mostra preocupado com este mĂ©todo das autoridades estaduais, pois isto pode criar uma falsa epidemia. ???Como os sintomas de gripe, dengue, zika vĂ­rus e chikungunya são idĂȘnticos, não se fazer o exame pode estar registrando um tipo de doença que, na verdade, pode ser outra. Somente os exames de sorologia poderiam estar detectando qual doença seria.???

Questionado pela nossa reportagem sobre quais as medidas adotadas pelo municĂ­pio em questão do cuidado e da prevenção, tivemos como resposta que a equipe municipal de controle de vetores não para, trabalhando diariamente e durante o ano todo na conscientização, visitas de casa a casa, bloqueios e nebulização. ???A proliferação do mosquito transmissor da dengue Ă© rĂĄpida e os cuidados com a prevenção ainda são a forma mais eficaz para o controle da doença???, recomendou.

Com a ocorrĂȘncia de muitas chuvas em um curto espaço de tempo, o risco aumenta, segundo explica Storti. ???Um chuvisqueiro que seja pode ajudar em muito a propagar o vĂ­rus. A fĂȘmea do mosquito Ă© tão esperta que deposita seus ovos em lugares inimaginĂĄveis, qualquer reservatório, por menor que seja, em um cantinho do quintal, sem a devida tampa, os ovos certamente serão depositados, as larvas se desenvolverão e o mosquito estarĂĄ pronto para ir em busca de alimento, no caso o seu sangue. Se o mosquito estiver contaminado, com certeza terĂĄ dengue.???

O secretĂĄrio adianta que um criadouro pode existir em qualquer lugar e basta que o Aedes aegypti encontre condições propĂ­cias à procriação. Ele recomenda verificar acumulo de ĂĄgua nas plantas, nos vasinhos, pratinhos de flores, tampinhas de garrafa, caixas d???ĂĄgua, calhas e etc., que são os principais focos da dengue e podem ser encontrados em quase todos esses lugares.

A transmissão da doença ocorre com rapidez e uma pessoa portadora do vĂ­rus, aos ser picada por um mosquito, infecta o inseto, que, por sua vez, contamina outra pessoa, fechando o ciclo. ???Como os imóveis residenciais são bem apropriados para o depósito dos ovos do mosquito da dengue, a sociedade tem papel fundamental no auxĂ­lio às inciativas de combate à doença. Não basta somente o Poder PĂșblico agir. Cada morador tem de se colocar como fiscal e ser responsĂĄvel pela prevenção, controle da doença, limpeza de seu quintal e imóvel,??? finalizou Storti.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

ComentĂĄrios