Há 46 anos, Porto Colômbia entrava em operação

Porto Colômbia teve a sua construção iniciada em 1970

Por Portal Notícias Colômbia SP em 05/07/2019 às 18:55:00 - Atualizado há
Há 46 anos, Porto Colômbia entrava em operação - Foto: Drone Barretos

Há 46 anos, Porto Colômbia entrava em operação - Foto: Drone Barretos

A usina de Porto Colômbia, localizada no Rio Grande, completou no sábado, 29 de junho, seus 46 anos de operação. Construída na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, entre os municípios de Planura-MG e Guaíra-SP, a hidrelétrica tem sua capacidade total de geração em 320 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil pessoas.

A barragem, que tem quarenta metros de comprimento, retém a água que formou um lago de 143 quilômetros quadrados. Porto Colômbia teve a sua construção iniciada em 1970, com a primeira unidade de geração de energia entrando em operação três anos depois.

Um detalhe sobre as obras é que a construção da usina hidrelétrica, que começou em 1970, registrou vários recordes nos prazos. O desvio do rio foi concluído 51 dias antes do cronograma. Um outro recorde significativo foi o curto espaço de tempo, menos de um ano, desde a entrada em operação da primeira turbina, em junho de 1973 até a quarta e última unidade ser instalada, em janeiro de 1974, o que aconteceu dois meses antes do previsto.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários

Banner Institucional (Destaque)