Colômbia tem três casos suspeitos de sarampo

A estimativa é de que cada pessoa infectada tenha a capacidade de contaminar quarenta pessoas próximas

Por Portal Notícias Colômbia SP em 18/08/2019 às 23:40:00 - Atualizado há
Colômbia tem três casos suspeitos de sarampo - Foto: Portal NC

Colômbia tem três casos suspeitos de sarampo - Foto: Portal NC

Considerando o cenário epidemiológico atual do sarampo no estado de São Paulo e por conta de Colômbia já ter com três casos suspeitos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de seu Serviço de Vigilância em Saúde e Estratégias de Saúde da Família, está realizando a vacinação para o Sarampo, com a chamada vacina SCR, para a faixa etária situada entre 15 a 29 anos de idade. ????? um dos grupos mais suscetíveis para a doença neste surto, além da obrigatoriedade de todos os profissionais de saúde receberem a dose da vacina. Portanto, esta faixa etária deve ficar atenta e procurar as Unidades de Saúde da Família???, destaca o secretário municipal de saúde, Adileu Storti.  

Segundo dados do Ministério da Saúde, a população de 25 a 29 anos, tem grande risco de ter recebido apenas uma dose da vacina, ou de nunca ter sido imunizado contra a doença, motivo pelo qual Adileu Storti, baseado nessa estratégia, recomenda que integrantes de determinada faixa etária devem se ir até as Unidades de Saúde da Família e mostrarem a caderneta de vacinação onde os profissionais de saúde analisarão se existe a necessidade de receberem uma dose do imunizante, por precaução. Conforme relato da Sociedade Brasileira de Infectologia, o sarampo é uma doença infecciosa transmitida por tosse, espirro e saliva, é altamente contagioso, pode levar à morte e provocar sequelas anos depois da infecção.???

A estimativa é de que cada pessoa infectada tenha a capacidade de contaminar quarenta pessoas próximas. A transmissão ocorre mesmo antes de a pessoa apresentar o sintoma, o que dificulta a identificação. ?? muito difícil de se controlar rapidamente. Se o paciente busca o serviço de saúde, há o risco de ele contaminar o profissional que o atende, as pessoas na sala de espera.

Além do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná registraram casos da doença. Entre 12 de maio e 3 de agosto, foram confirmados 1.226 casos da infecção. Do total, 1.220 estão concentrados em São Paulo, quatro no Rio, um na Bahia e outro no Paraná. Há ainda 6.678 casos em investigação. Desde o início do ano, foram confirmados 1.322 pacientes com a infecção, 95% dos quais nos quatro estados que atualmente estão em situação de surto.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários

Banner Institucional (Destaque)