Começou o pagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados

O depósito da gratificação será realizado na folha mensal de pagamentos do INSS

Por Portal NC 29/08/2019 - 00:34 hs

Começou o pagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados
Começa o pagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira, 26, a pagar a primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários. A parcela é paga junto com a folha de benefícios de agosto, e a primeira parte do abono de Natal equivale a 50% do benefício.

Os depósitos são feitos entre os dias 26 e 6 de setembro, respeitando o calendário da folha salarial do mês. Recebem primeiro os segurados que têm benefícios no valor de um salário mínimo (998 reais) e, a partir do dia 2, o INSS paga para quem tem ganhos maiores. A ordem de pagamento é feita conforme o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito.

O 13º salário do INSS é pago a beneficiários que recebem aposentadoria e pensão por morte. Também tem direito quem recebe auxílio-doença, acidente e reclusão, além do salário-maternidade. Nesses casos, é preciso ter recebido ao menos um pagamento desses benefícios no ano para ter direto ao abono. O segurado consegue fazer a consulta de quanto irá receber sem sair de casa, pelo portal de serviços Meu INSS. Caso seja o primeiro acesso, é necessário que o segurado faça cadastro no site para ter acesso ao extrato.

Para beneficiários que começaram a receber aposentadoria, pensão ou outros benefícios neste ano, o valor do abono é calculado de forma proporcional, conforme o mês que o segurado começou a receber o dinheiro de auxílio.

Segundo o INSS, terão direito à primeira parcela cerca de 30 milhões de beneficiários, segundo o INSS. Essa liberação de recursos deve injetar cerca de 21,9 bilhões de reais na economia neste terceiro trimestre. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não tem direito ao abono.








Deixe seu Comentário

1. Todos os comentários suscetíveis de serem considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante, e que visem o autor do artigo, dos responsáveis e colaboradores do Portal Notícias Colômbia ou do autor de outro qualquer comentário, denegrindo, dessa forma, a imagem do Portal, serão excluídos. Esta regra será também aplicável aos que dissimulem tais expressões ou que as substituam por expressões não conotadas como impróprias mas com as mesmas intenções apontadas.
2. Os comentários que, pela sua publicação repetitiva, tenham um conteúdo paulatina e reiteradamente utilizado com o objetivo de “boicotar” o tema ou assunto em discussão, devem, de igual forma, ser excluídos.
Os visitantes do portal, de resto, possuem toda a liberdade para se expressarem sobre os temas ou assuntos publicados, sempre em obediência às duas regras atrás enunciadas, assumindo, porém, toda a responsabilidade pelo conteúdo e sentido dos seus comentários.
Quem reincidir mais do que três vezes na publicação de comentários em infração dos pontos 1. e 2. incorre no bloqueamento do seu acesso ao Portal, sempre após deliberação dos responsáveis pelo Portal.