Corpo de Bombeiros confirma controle de incêndio em Colômbia

Área atingida é aproximadamente de 2 mil hectares de cultivo e 300 de APP

Por Portal NC 20/09/2019 - 17:46 hs
Foto: Portal NC
Corpo de Bombeiros confirma controle de incêndio em Colômbia
Foi solicitado o apoio do Helicóptero Águia da PMESP
O tenente Roberto da Costa Lobo Benfatti, que está no comando do Corpo de Bombeiros em Barretos, confirmou na tarde de quinta-feira, que o incêndio que atingiu as áreas agrícolas e de mata em Colômbia, está controlado. 

O Oficial informou que a área atingida foi aproximadamente de 2 mil hectares de cultivo e 300 hectares de Área de Preservação Permanente. 

“Nós tivemos a informação ontem (quarta-feira), que o fogo estava desde segunda-feira. Nos deslocamos ao local ontem, e iniciamos o combate e retornamos hoje, para tentar finalizá-lo. Ele queimou uma extensa área cultivada e de APP (Área de Preservação Permanente), solicitamos apoio do Helicóptero Águia, realizamos um sobrevoo e verificamos os possíveis pontos de incêndio. Nós atuamos no período da manhã, só tinha três focos e com apoio de caminhões da usina e da prefeitura, realizamos o combate. O incêndio já está controlado”, disse. 

O tenente confirmou que as causas do incêndio são desconhecidas. 

“É difícil a gente confirmar o motivo do incêndio, porém, sabemos que os incêndios estatisticamente são por causa humana”, ressaltou. 

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas equipes é que devido ao período de estiagem o mato está muito seco. 

“Então, ele se propaga muito rápido com ação do vento, o relevo do terreno é uma dificuldade e quando a mata é fechada, a gente não consegue ter acesso com os caminhões com água. Então, nós temos que ir com abafadores e bombas costais entrando no meio do mato, tentando passar é uma grande dificuldade. Chegando lá se ele tiver rasteiro a gente consegue combater, mas se tiver na copa das árvores, a gente não consegue realizar o combate”, revelou. 

O Corpo de Bombeiros orienta a população que evite colocar fogo em terrenos e mato. 

“Nós pedimos a população que não limpe terreno com fogo, que não jogue bitucas acesas de cigarros nas rodovias, que não solte balões, porque esses incêndios não prejudicam só a nossa fauna e flora, prejudica também a qualidade do nosso ar” concluiu.







Deixe seu Comentário

1. Todos os comentários suscetíveis de serem considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante, e que visem o autor do artigo, dos responsáveis e colaboradores do Portal Notícias Colômbia ou do autor de outro qualquer comentário, denegrindo, dessa forma, a imagem do Portal, serão excluídos. Esta regra será também aplicável aos que dissimulem tais expressões ou que as substituam por expressões não conotadas como impróprias mas com as mesmas intenções apontadas.
2. Os comentários que, pela sua publicação repetitiva, tenham um conteúdo paulatina e reiteradamente utilizado com o objetivo de “boicotar” o tema ou assunto em discussão, devem, de igual forma, ser excluídos.
Os visitantes do portal, de resto, possuem toda a liberdade para se expressarem sobre os temas ou assuntos publicados, sempre em obediência às duas regras atrás enunciadas, assumindo, porém, toda a responsabilidade pelo conteúdo e sentido dos seus comentários.
Quem reincidir mais do que três vezes na publicação de comentários em infração dos pontos 1. e 2. incorre no bloqueamento do seu acesso ao Portal, sempre após deliberação dos responsáveis pelo Portal.