Corpo de Bombeiros confirma controle de incêndio em Colômbia

Área atingida é aproximadamente de 2 mil hectares de cultivo e 300 de APP

Por Portal Notícias Colômbia SP em 20/09/2019 às 17:46:00 - Atualizado há
Foi solicitado o apoio do Helicóptero Águia da PMESP - Foto: Portal NC

Foi solicitado o apoio do Helicóptero Águia da PMESP - Foto: Portal NC

O tenente Roberto da Costa Lobo Benfatti, que está no comando do Corpo de Bombeiros em Barretos, confirmou na tarde de quinta-feira, que o incêndio que atingiu as áreas agrícolas e de mata em Colômbia, está controlado. 

O Oficial informou que a área atingida foi aproximadamente de 2 mil hectares de cultivo e 300 hectares de Área de Preservação Permanente. 

???Nós tivemos a informação ontem (quarta-feira), que o fogo estava desde segunda-feira. Nos deslocamos ao local ontem, e iniciamos o combate e retornamos hoje, para tentar finalizá-lo. Ele queimou uma extensa área cultivada e de APP (Área de Preservação Permanente), solicitamos apoio do Helicóptero Águia, realizamos um sobrevoo e verificamos os possíveis pontos de incêndio. Nós atuamos no período da manhã, só tinha três focos e com apoio de caminhões da usina e da prefeitura, realizamos o combate. O incêndio já está controlado???, disse. 

O tenente confirmou que as causas do incêndio são desconhecidas. 

????? difícil a gente confirmar o motivo do incêndio, porém, sabemos que os incêndios estatisticamente são por causa humana???, ressaltou. 

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas equipes é que devido ao período de estiagem o mato está muito seco. 

???Então, ele se propaga muito rápido com ação do vento, o relevo do terreno é uma dificuldade e quando a mata é fechada, a gente não consegue ter acesso com os caminhões com água. Então, nós temos que ir com abafadores e bombas costais entrando no meio do mato, tentando passar é uma grande dificuldade. Chegando lá se ele tiver rasteiro a gente consegue combater, mas se tiver na copa das árvores, a gente não consegue realizar o combate???, revelou. 

O Corpo de Bombeiros orienta a população que evite colocar fogo em terrenos e mato. 

???Nós pedimos a população que não limpe terreno com fogo, que não jogue bitucas acesas de cigarros nas rodovias, que não solte balões, porque esses incêndios não prejudicam só a nossa fauna e flora, prejudica também a qualidade do nosso ar??? concluiu.
Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários

Banner Institucional (Destaque)