Mais de mil eleitores de Colômbia podem ter o Título de Eleitor cancelado

Prazo para biometria termina na próxima semana

Por Portal NC 10/12/2019 - 19:22 hs
Foto: Portal NC
Mais de mil eleitores de Colômbia podem ter o Título de Eleitor cancelado
Mais de mil eleitores de Colômbia podem ter o Título de Eleitor cancelado

Mais de mil eleitores de Colômbia poderão ter o Título de Eleitor cancelado por não ter realizado o cadastramento biométrico. De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Alessandra Tamarozi, dos 5.916 eleitores cadastrados em Colômbia, 1.326 ainda não fizeram a biometria e faltam  nove dias para terminar o prazo. Fizeram o cadastramento apenas 4.590 pessoas, o que representa 77,59% do total.

Segundo a cartorária, quem não fizer o cadastro biométrico ficará impedido de obter empréstimos, assumir vaga em concursos públicos, obter passaporte e renovar matrícula em estabelecimento de ensino. Ela explicou que o último plantão será neste sábado, dia 14 de dezembro. Esse será o último plantão de 2019, de uma série de plantões realizados desde abril. Colômbia está na lista das cidades em que a biometria será obrigatória para votar nas eleições de 2020. 

OBRIGATORIEDADE

Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, que são os analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade. 

DOCUMENTOS

Para fazer o cadastramento das digitais é necessário apresentar documento oficial e original de identificação, comprovante de residência recente e título de eleitor, caso a pessoa o tenha.

O cidadão que não fizer o cadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado. O posto de atendimento da 21ª Zona Eleitoral de Colômbia fica na Rua José da Mata, 736, em frente à Prefeitura Municipal.








Deixe seu Comentário

1. Todos os comentários suscetíveis de serem considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante, e que visem o autor do artigo, dos responsáveis e colaboradores do Portal Notícias Colômbia ou do autor de outro qualquer comentário, denegrindo, dessa forma, a imagem do Portal, serão excluídos. Esta regra será também aplicável aos que dissimulem tais expressões ou que as substituam por expressões não conotadas como impróprias mas com as mesmas intenções apontadas.
2. Os comentários que, pela sua publicação repetitiva, tenham um conteúdo paulatina e reiteradamente utilizado com o objetivo de “boicotar” o tema ou assunto em discussão, devem, de igual forma, ser excluídos.
Os visitantes do portal, de resto, possuem toda a liberdade para se expressarem sobre os temas ou assuntos publicados, sempre em obediência às duas regras atrás enunciadas, assumindo, porém, toda a responsabilidade pelo conteúdo e sentido dos seus comentários.
Quem reincidir mais do que três vezes na publicação de comentários em infração dos pontos 1. e 2. incorre no bloqueamento do seu acesso ao Portal, sempre após deliberação dos responsáveis pelo Portal.