Banner Destaque (1)

Fim do período da piracema aquece comércio e turismo na região de Colômbia

Pesca estava proibida em SP desde novembro de 2019 para reprodução de peixes

Por Portal Notícias Colômbia SP em 29/02/2020 às 16:44:00 - Atualizado há
Fim da proibição da pesca movimenta economia às margens do Rio Grande - Foto: Reprodução/EPTV

Fim da proibição da pesca movimenta economia às margens do Rio Grande - Foto: Reprodução/EPTV

Terminou nesta sexta-feira, 28, a proibição da pesca devido à piracema, período da reprodução dos peixes, nos rios do Estado de São Paulo. Desde novembro de 2019, a restrição estava em vigor para garantir a preservação da fauna aquática.

Em Colômbia, há 200 pescadores profissionais cadastrados. Durante o período, eles recebem o seguro-defeso, pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Banhado pelo Rio Grande, o município é um dos pontos de pesca mais importantes do Estado, rico pela diversidade de espécies, como pacu, corvina, tucunaré e o piauçu, que pode passar dos dez quilos e tem atraído muitos pescadores.

???O pessoal que estava parado há três meses, pescadores amadores e esportivos, estão bem ansiosos, e vão vir com muita alegria fazer a pesca da temporada 2020. Fazer a festa que a gente fala???, diz o pescador esportivo Jefferson Queiroz Correa.

A atividade também movimenta o turismo e o comércio na região. A chuva elevou o nível do rio, transformou a paisagem, e o movimento esperado de visitantes é grande.

???O ano passado a gente não teve esse volume de água nessa época. Esse ano ele começou a jogar água para os varzões em janeiro, e isso ajuda muito a proteger os peixes para eles se reproduzirem???, afirma Correa.

Uma das pousadas tem 15 quartos e tem agenda movimentada pelos próximos três meses, época considerada alta temporada. Há uma semana, os funcionários cuidam da limpeza e dos preparativos para receber os hóspedes.

???Para essa semana, eu tenho 39 turistas chegando. Até maio eu tenho cliente agendado, e agente dá conta de atender todo mundo???, diz a dona, Maria Rosa Leite.

Pescador profissional, Daniel da Silva Malaquias espera fisgar até 40 quilos de peixe por dia para vender na região. Malaquias aproveita a busca dos consumidores na quaresma para lucrar. Segundo ele, a procura sobe cerca de 30%.

???Aqui tem todo tipo de peixe. ?? o melhor rio que tem???, diz.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários