Tribunal prorroga concessão de linha férrea em trecho que beneficia Colômbia

A concessionária terá o prazo de quatro anos para modernizar e recuperar os trechos

Por Portal Notícias Colômbia SP em 21/05/2020 às 21:41:00 - Atualizado há
Tribunal prorroga concessão de linha férrea em trecho que beneficia Colômbia - Foto: Tininho Junior

Tribunal prorroga concessão de linha férrea em trecho que beneficia Colômbia - Foto: Tininho Junior

O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, autorizou a renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Ferroviária Paulista entre o Governo Federal e a Rumo Logística. A medida tem validade por trinta anos e irá beneficiar os trechos Araraquara, Pradópolis, Barretos e Colômbia. O investimento na malha paulista deve chegar aos seis bilhões de reais.

A deliberação foi comemorada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Em seu perfil no Twitter, Freitas lembrou que, com a renovação, o objetivo é dobrar a capacidade da ferrovia. "Ministro do TCU, Augusto Nardes acaba de autorizar novo contrato para a Malha Paulista. R$ 6 BI em investimentos e dez mil empregos nos próximos cinco anos. Dobraremos capacidade da ferrovia", escreveu o ministro.

Freitas também pontuou que essa é a primeira renovação assinada "dentro da linha do Pró-Brasil", plano do Governo Federal para recuperação social e econômica - que, no âmbito do Ministério da Infraestrutura, é anterior à crise do novo coronavírus. "Estamos prestes a iniciar mais um capítulo importante para a maior revolução sobre trilhos de nossa história recente", disse.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres informou que a concessionária terá o prazo de quatro anos, a partir da assinatura do termo aditivo, para modernizar e recuperar os trechos.  

???Eu como superintendente do Meio Ambiente, fiz um ofício ao Ibama devido à área da linha férrea ser federal e, junto com os produtores rurais, registramos um boletim de ocorrência no ano de 2011, pois a ALL e a outra empresa de logística que tinha a concessão limpava a área com fogo, causando grandes incêndios em propriedades e destruindo toda a linha, além de ter abandonado estas áreas, ficando à mercê de ladrões de trilhos. Espero que não demore tanto a recuperação do trecho de Colômbia???, disse Maria Inácia, bióloga e coordenadora da Defesa Civil de Colômbia.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários

Banner Institucional (Destaque)