Banner Destaque (1)

Sobe o número de casos positivos de coronavírus em Colômbia

O secretário se mostrou muito preocupado com um possível colapso no sistema hospitalar

Por Portal Notícias Colômbia SP em 19/06/2020 às 11:00:00 - Atualizado há
Sobe o número de casos positivos de coronavírus em Colômbia - Foto: Portal NC

Sobe o número de casos positivos de coronavírus em Colômbia - Foto: Portal NC

Colômbia registrou, nos últimos dias, mais três casos positivos do novo coronavírus, o que eleva o número de confirmados a cinco até o momento. Em entrevista ao Portal Notícias Colômbia-SP, o secretário municipal de Saúde, Adileu Storti, confirmou que dois homens, entre 25 e 30 anos e uma mulher de 37 anos testaram positivos para a infecção pelo Sars-Cov 2, causador da Covid-19 e outros sete aguardam resultados.

Colômbia conta atualmente com três casos curados da doença, 44 notificados, 31 descartados e um internado. Nenhum óbito foi registrado.

O secretário se mostrou muito preocupado com um possível colapso no sistema hospitalar, visto que, dos leitos disponibilizados pelo Hospital Nossa Senhora, de Barretos, que é referência para os 18 municípios do DRS-5, consta no boletim regional de quarta-feira, 17, que já havia uma taxa de ocupação de 76% para leitos de UTI.

Storti relatou mais um importante problema, que é a falta, no mercado interno no país, que tem uma grave crise no abastecimento de medicamentos sedativos, adjuvantes na sedação e relaxantes musculares utilizados no processo de intubação orotraqueal (IOT) em pacientes portadores de Covid-19.

???Diante de tais fatos, a Secretaria Municipal de Saúde de Colômbia implora para o isolamento social, que se evite aglomerações, festas, aniversários, etc. A distância entre pessoas ainda está sendo a real prevenção, além do uso de máscara que se tornou obrigatório e, se algum morador testar positivo em outro local, por favor, que entre em contato com nosso serviço de vigilância em saúde, pois se trata de uma obrigação do cidadão. Nosso serviço precisa monitorar, orientar e acompanhar o isolamento. ?? crime e está previsto no Código Penal Brasileiro e, uma vez comprovada a transmissão pelo não cumprimento do isolamento social, pode até dar cadeia???, explicou o secretário.

Storti finalizou afirmando que sabe dos direitos constitucionais de ir e vir do cidadão, mas orienta que é preciso haver bom senso. ???Não estamos discutindo questão política ou sobre pegar a doença, mas sim, sobre não passar a doença. Isto é uma questão de humanidade, solidariedade, empatia, pensar no coletivo.???

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários