Banner Destaque (1)

Defesa Civil confirma preocupação com incêndios em áreas de vegetação de Colômbia

Brigadistas conseguiram controlar um dos incêndios de grande proporção

Por Portal Notícias Colômbia SP em 16/08/2020 às 00:14:00 - Atualizado há
Defesa Civil confirma preocupação com incêndios em áreas de vegetação de Colômbia - Foto: Portal NC

Defesa Civil confirma preocupação com incêndios em áreas de vegetação de Colômbia - Foto: Portal NC

A Defesa Civil confirmou, na sexta-feira, 14, que foi controlado um incêndio de causa desconhecida que destruiu aproximadamente 800 hectares de cana e palha de milho, além de 700 hectares de área de preservação permanente na área rural de Colômbia.

O incêndio teve início na quarta-feira, 12, por volta das 12 horas e foi controlado graças ao trabalho de brigadistas de três fazendas com apoio de usinas. 

O fogo teria se iniciado na fazenda Santa Mônica e propagou-se rapidamente, queimando toda e extensão de área de preservação permanente do Rio Velho e pulou para uma área da Fazenda Continental, chegando a atingir uma grande extensão de brejo até o Rio Pardo. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Barretos, composta pelo tenente Frank Fernando Andrade e sargento Fabrício esteve na quinta-feira no local atendendo a uma solicitação da coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas.

"Nos deslocamos ao local para fazer uma averiguação, se solicitaria nosso apoio aéreo. Porém, verificamos que não tínhamos condições de hora de voo. Mesmo assim, nos deslocamos e constatamos que é um local de brejo e, infelizmente não havia condições de acesso das equipes com o material e viatura", disse o sargento Fabrício. 

Maria Inácia Macedo Freitas afirmou que os brigadistas conseguiram controlar os incêndios e a preocupação na sexta-feira, 14, era com um incêndio num local conhecido como Ilha do Guaritá, em Guaíra.

A coordenadora confirmou que o helicóptero Águia, da Polícia Militar, esteve na quinta-feira, 13, em Colômbia.

"O Águia esteve aqui na quinta-feira, só que, infelizmente, devido à fumaça e pelo fato de o voo do Águia ser baixo, não foi possível fazer um combate efetivo por conta disso", informou.

Ela disse que órgão está trabalhando para conseguir horas de voo para o município de Barretos.

"Nós estamos tentando uma parceria para o futuro, que a gente consiga umas horas de voo para o município de Barretos. Porquê, da nossa preocupação, é que nossa extensão rural, de área agriculturável e área de preservação permanente é muito grande. Nós precisamos dos nossos governantes para montar um projeto de auxílio ao Corpo de Bombeiros de Barretos. O município de Bebedouro conseguiu, através de parcerias público-privadas, o combate por aeronave, enquanto que nós, dos municípios de Colômbia e Barretos, não conseguimos montar esse projeto. Ele é necessário, porque nessa área que está em chamas a gente não consegue chegar via terra, somente por avião", concluiu.

Na noite de sábado para domingo, a cidade de Colômbia ficou coberta de fumaça em razão de um novo incêndio na ilha de Guaíra, em uma área do governo federal de responsabilidade de Furnas.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários