Banner Destaque (1)

Satélites atravessam região e são vistos por moradores em Colômbia

Especialista explica que se trata de satélites Starlink, da SpaceX

Por Portal Notícias Colômbia SP em 04/09/2020 às 10:12:00 - Atualizado há
Satélites atravessam região e são vistos por moradores em Colômbia - Foto: Redes Sociais

Satélites atravessam região e são vistos por moradores em Colômbia - Foto: Redes Sociais

Uma série de pontos luminosos em linha no céu na região chamaram a atenção de muitos colombienses nesta quinta-feira, 3. Apesar de muitas especulações nas redes sociais, especialistas garantem que o fenômeno, na verdade, é criado por satélites artificiais, ou seja, não são drones, fenômenos naturais ou OVNI's-Objetos Voadores Não Identificados.

A reportagem entrou em contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-Inpe, que afirmou que os pontos luminosos são a constelação de satélites Starlink e informou que é comum visualizar a linha luminosa em algumas regiões do país. Os satélites Starlink, da SpaceX, são da empresa de tecnologia aeroespacial de Elon Musk.

Os satélites tem por finalidade criar uma rede para que, no futuro, ofereçam Internet para todo o mundo.

"O fenômeno tem se tornado comum, com novos lançamentos da empresa americana no ano de 2020. O avistamento dos satélites ocorre normalmente após o pôr ou antes do nascer do sol, dependendo da trajetória do satélite no céu e da inclinação em relação ao sol. Os satélites não possuem luz própria como as estrelas, apenas refletem a luz solar", explica o professor de física e astrônomo Rodrigo Raffa.

O objetivo do projeto Starlink é desenvolver uma plataforma de satélites de baixo custo e alto desempenho. Esta constelação de satélites artificiais está em órbita terrestre baixa, ou seja, entre 350 e 1,15 mil quilômetros de altura e, por isso, são visíveis a olho nu.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários