Banner Destaque (1)

Professor faz relato após embarcação naufragada aparecer no Rio Grande

Bióloga divulgou vídeos e fotos de embarcação em Colômbia devido ao baixo nível da água

Por Portal Notícias Colômbia SP em 17/11/2020 às 10:25:00 - Atualizado há
Professor faz relato após embarcação naufragada aparecer no Rio Grande - Foto:

Professor faz relato após embarcação naufragada aparecer no Rio Grande - Foto:

O professor e geógrafo, Adriano Cândido Pereira, relatou a história da hidrovia do Rio Mogi que esteve em atividade de 1883 e 1903. Nesta semana, uma embarcação naufragada foi encontrada no Rio Grande, em Colômbia.

Segundo o professor, a hidrovia partia de Porto Ferreira até o Porto Pontal e passava pela região. Além disso, as embarcações encontravam empecilhos para navegar nas corredeiras.  "Esse batelão encontrado era particular e provavelmente levava gêneros de difícil acesso na época. Subia transportando café que saia de Pontal e descia com sal para atender a pecuária do Triângulo Mineiro, querosene e ferro", disse. 

O professor lembrou que as embarcações da época não tinham segurança, algumas eram movidas a vapor, mas não é o caso da encontrada no Rio Grande. "Vários artefatos de antigas embarcações já foram encontrados na hidrovia do Rio Mogi que tinha 200 quilômetros e 11 portos ao longo de toda sua extensão", afirmou. 

Para o professor Adriano, a hidrovia é um marco para o desenvolvimento da região e a embarcação naufragada confirma a história. "?? um sítio histórico o local onde foi encontrada, não existia a estrada de ferro e as mercadorias tinham que passar pela nossa região", afirmou.  "Não somente eu como todos os historiadores ficamos felizes em encontrar algo assim e tenho que ir lá para ver", finalizou.

EMBARCA????O: A bióloga Maria Inácia Freitas divulgou vídeos e fotos de uma embarcação naufragada no Rio Grande, em Colômbia. A descoberta de um empresário no domingo (8) só foi possível devido ao baixo nível de água.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários