Reservatório da Hidrelétrica de Marimbondo possui 21,73% de volume útil

O volume melhorou razoavelmente comparado com o nível do final de 2020

Por Portal NC 20/01/2021 - 14:15 hs
Foto: Furnas
Reservatório da Hidrelétrica de Marimbondo possui 21,73% de volume útil
Reservatório da Hidrelétrica de Marimbondo possui 21,73% de volume útil

As chuvas das últimas semanas estão elevando o volume dos rios e córregos do Noroeste Paulista e Triângulo Mineiro. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico-ONS, o nível da hidrelétrica de Marimbondo é de 21,73% de seu volume útil. A atualização foi feita pelo ONS, na terça-feira, 19.  

O volume melhorou razoavelmente comparado com o nível do final de 2020, mas de acordo com a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, ainda é muito baixo. Na época, o Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou que o volume útil estava em 3,80%.

“Devido estarmos em período das chuvas, esse aumento ainda é muito pouco, pois teríamos que estar pelo menos com 50% e, em abril, as chuvas já se encerram. Ao menos que provavelmente chova mais, mas ainda é muito preocupante”, explicou a bióloga.

A situação em novembro de 2020 era de calamidade. A hidrelétrica de Marimbondo sofria com a escassez de água. Os níveis dos rios estavam baixos demais para suprir o necessário.

A bacia do Rio Grande possui onze hidrelétricas e compreende os reservatórios de M.Moraes, Furnas, Marimbondo e Água Vermelha, que está com 25,29% do subsistema. 

“Estamos no final desse reservatório, que abrange oito municípios, que é Barretos, Colômbia, Guaíra, Planura, Icem, Altair, Fronteira e Guaraci”, disse Maria Inácia.








Deixe seu Comentário

1. Todos os comentários suscetíveis de serem considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante, e que visem o autor do artigo, dos responsáveis e colaboradores do Portal Notícias Colômbia ou do autor de outro qualquer comentário, denegrindo, dessa forma, a imagem do Portal, serão excluídos. Esta regra será também aplicável aos que dissimulem tais expressões ou que as substituam por expressões não conotadas como impróprias mas com as mesmas intenções apontadas.
2. Os comentários que, pela sua publicação repetitiva, tenham um conteúdo paulatina e reiteradamente utilizado com o objetivo de “boicotar” o tema ou assunto em discussão, devem, de igual forma, ser excluídos.
Os visitantes do portal, de resto, possuem toda a liberdade para se expressarem sobre os temas ou assuntos publicados, sempre em obediência às duas regras atrás enunciadas, assumindo, porém, toda a responsabilidade pelo conteúdo e sentido dos seus comentários.
Quem reincidir mais do que três vezes na publicação de comentários em infração dos pontos 1. e 2. incorre no bloqueamento do seu acesso ao Portal, sempre após deliberação dos responsáveis pelo Portal.