Falta de chuva deixa Rio Grande com baixo nível de água

Pescadores relatam prejuízo por conta da seca

Por Portal Notícias Colômbia SP em 14/04/2021 às 19:18:00 - Atualizado há
Falta de chuva deixa Rio Grande com baixo nível de água - Foto: Maria Inácia

Falta de chuva deixa Rio Grande com baixo nível de água - Foto: Maria Inácia

A falta de chuvas nesse período do ano tem causado preocupação para pescadores e comerciantes que vivem do turismo em Colômbia. De acordo com dados disponibilizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico-ONS, a Bacia do Grande, que corresponde aos reservatórios de M. Moraes, Furnas, Marimbondo e Água Vermelha, tem tido queda no seu nível de volume útil. Ao todo, são onze hidrelétricas. O reservatório que abastece a região, Marimbondo, registrou queda brusca no seu nível, pois em março desse ano registrava 20,8% de sua capacidade e agora, registra 15,33%.

De acordo com a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, no início do ano, choveu menos da metade do previsto em Colômbia. A média histórica para o primeiro trimestre do ano é de 731 milímetros e o volume até agora foi pouco mais de 300 milímetros. ???A água está em um nível crítico, é possível ver as pedras. Esse ano vai ficar para a história com o nível nessa situação. Temos que lutar para ter uma cota mínima no volume de água do reservatório. A cada ano a coisa fica pior???, disse a bióloga.

O baixo nível do rio tem prejudicado as quase 500 famílias que tem na pesca a sua principal fonte de renda. O município de Colômbia fica no final do reservatório de Marimbondo, que também abrange os municípios de Barretos, Guaíra, Frutal, Planura, Icem, Altair, Fronteira e Guaraci.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários

Banner Institucional (Destaque)