Banner Destaque (1)

Baixo nível de água no Rio Grande preocupa Defesa Civil

A falta de água preocupa representantes de oito municípios

Por Portal Notícias Colômbia SP em 18/05/2021 às 23:09:00 - Atualizado há
Baixo nível de água no Rio Grande preocupa Defesa Civil - Foto:

Baixo nível de água no Rio Grande preocupa Defesa Civil - Foto:

Municípios que são banhados pelas águas do Rio Grande, no Reservatório de Marimbondo, estão em alerta para a possibilidade de faltar água suficiente para abastecer as propriedades rurais e as cidades. Com a forte estiagem neste ano de 2021 e com o reservatório de Marimbondo não represando água, a bióloga e coordenadora da Defesa Civil de Colômbia Maria Inácia Freitas demonstrou preocupação para um possível desabastecimento e até mortandade de peixes.  

A coordenadora explicou que a água deveria ficar reservada no reservatório de Marimbondo, mas o NOS-Operador Nacional do Sistema Elétrico está liberando para abastecer outras usinas hidrelétricas abaixo da existente e segurando a vinda de água em outras hidrelétricas acima. ???Como uma torneira aberta, toda a água do Rio Pardo vai descendo e vai secando o Rio Grande. Ainda estamos no outono e, quando chegar o inverno, como vai ficar a questão de água para os animais, para as propriedades rurais e a irrigação que tem outorga para uso da água? A Hidrelétrica de Marimbondo não precisa de muita água para gerar energia elétrica e estão deixando a água descer???, afirmou Maria Inácia.

Segundo ela, os representantes de oito municípios estão se articulando para enviar um ofício ao ONS e também, mobilizar as entidades ambientais para buscar uma solução para o problema. ???São oito cidades que vão sofrer gravemente com essa falta de água. O Rio Grande é um regulador de tudo. Estamos muito preocupados sobre como será essa situação de falta de água para a produção de alimentos na safrinha, abastecimento das indústrias e o dano ambiental que pode ser irreversível, principalmente para os alevinos, que ficam nos varjões, que estão todos secos???, explicou Maria Inácia.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários