Banner Destaque (1)

Nível do Rio Grande afeta renda de pescadores

O município de Colômbia faz parte do Reservatório de Marimbondo

Por Portal Notícias Colômbia SP em 17/06/2021 às 22:36:00 - Atualizado há
Nível do Rio Grande afeta renda de pescadores - Foto: Maria Inácia

Nível do Rio Grande afeta renda de pescadores - Foto: Maria Inácia

O baixo volume das águas do Rio Grande está afetando os pescadores ribeirinhos que sobrevivem exclusivamente da pesca profissional na região de Colômbia e em outros municípios banhados pelas águas da Usina Hidrelétrica de Marimbondo. O município de Colômbia faz parte do Reservatório de Marimbondo, que se encontra com a situação mais crítica, em razão da falta de chuva.

Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, com a mudança do ecossistema da região e com o baixo nível de água no reservatório, os pescadores estão tendo que realizar a pesca com outros equipamentos e andar longas distâncias em busca do pescado.

???Em anos anteriores, os pescadores conseguiam se manter neste período de seca, já que havia reserva de água. Com a pandemia diminuiu o consumo, pelo fato dos estabelecimentos estarem fechados e, somado a isso, a pesca se tornou mais difícil, pois muda de acordo com as condições do nível da água???, explicou Maria Inácia.

Segundo a bióloga, diante dessa realidade, muitos pescadores estão passando por grandes dificuldades e buscando apoio da Prefeitura de Colômbia através do Fundo Social de Solidariedade.

De acordo com ela, as últimas chuvas deste mês de junho não foram suficientes para elevar o nível do Rio Grande, que sofre a baixa do nível há aproximadamente seis anos. ???O turismo, que já estava sendo afetado por causa da pandemia, se encontra ainda mais prejudicado. A renda dos pescadores é mínima???, relatou a bióloga.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários