A volta as aulas presenciais e a flexibilização das restrições anunciada

PANORAMA | Os bastidores da política e do poder em forma de notas

Por Portal NC 26/08/2021 - 15:49 hs

A PANDEMIA ACABOU

Parece que a pandemia acabou. Uma festa clandestina foi flagrada pela PM de Planura na área rural. Em Colômbia, o ponto de encontro é a Orla Turística. Um vídeo que circulou através de grupos de WhatsApp, mostra a grande aglomeração durante uma madrugada de um final de semana, inclusive com presença de funcionário da Saúde.

HORA ERRADA

As aulas presenciais voltaram parcialmente. Não acho que esse seria o momento ideal, não só para esse retorno como para uma liberação das restrições que foram estabelecidas anteriormente. As aulas voltaram presencialmente no meio de um ano letivo e se poderia muito bem esperar o ano finalizar. Muitos jovens ainda não receberam sequer a primeira dose de vacina. 

FLEXIBILIZAÇÃO 

A flexibilização dá a sensação de que a pandemia realmente acabou. Apesar do cansaço físico e mental de muitos profissionais e a questão econômica, creio que deveríamos seguir firme com todas as restrições até que realmente a vacina chegue para todos. Se houve uma melhora e uma baixa no número de contaminados e falecimentos pela doença, uma retomada como essa liberada pelo governo, poderia subir os números e nos fazer voltar à estaca zero. Apesar do avanço na vacinação em todo o Estado, o momento ainda é de se preservar e manter todos os cuidados estabelecidos. 

COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo existe no papel. Essa é a segunda vez que tentam reativar o conselho, que tem como objetivo principal conseguir o título Município de Interesse Turístico-MIT para Colômbia. Talvez a pouca participação da comunidade e menor interesse na discussão de assuntos de interesse municipal seja um dos motivos para que o conselho nunca saísse do papel. 

INCENTIVO

O atleta Marcos Antonio Barbosa, conhecido na cidade por Marco Véi, continua com seu projeto voluntario com aulas de muay-thay no prédio da Superintendência de Meio Ambiente.  Marcos, que já trouxe diversos títulos para a cidade, merece um incentivo a mais por parte do poder público. Lembro que durante o recebimento do título de cidadão colombiense, foi prometido um maior incentivo ao jovem. 

EMPREGOS

O prefeito Júlio Cesar recebeu em seu gabinete representantes do grupo Raizen, com o qual ficou acordada uma parceria mais ativa entre poder público e empresa privada, inclusive para sanar a questão de empregabilidade no município. Tenho certeza que essa parceria poderá gerar bons frutos para o município.

RECURSOS

Muitos recursos são anunciados pelos vereadores. Existe uma burocracia interna para que esses recursos cheguem ao ponto para o qual ele foi destinado. Porém, os anos vão passando e fica a dúvida se realmente esses recursos chegarão ao município. Já foram anunciados recursos para o Estádio Municipal, para o Anfiteatro e até mesmo para a construção de uma Passarela. 

TRANSPARÊNCIA 

O Portal da Transparência da Câmara Municipal de Colômbia voltou a funcionar. E que se mantenha online para que a população acompanhe e se interesse em utilizar o portal para ver como o dinheiro público é gasto.

Samuel da Silva é jornalista e escreve semanalmente para a coluna.








Deixe seu Comentário

1. Todos os comentários suscetíveis de serem considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante, e que visem o autor do artigo, dos responsáveis e colaboradores do Portal Notícias Colômbia ou do autor de outro qualquer comentário, denegrindo, dessa forma, a imagem do Portal, serão excluídos. Esta regra será também aplicável aos que dissimulem tais expressões ou que as substituam por expressões não conotadas como impróprias mas com as mesmas intenções apontadas.
2. Os comentários que, pela sua publicação repetitiva, tenham um conteúdo paulatina e reiteradamente utilizado com o objetivo de “boicotar” o tema ou assunto em discussão, devem, de igual forma, ser excluídos.
Os visitantes do portal, de resto, possuem toda a liberdade para se expressarem sobre os temas ou assuntos publicados, sempre em obediência às duas regras atrás enunciadas, assumindo, porém, toda a responsabilidade pelo conteúdo e sentido dos seus comentários.
Quem reincidir mais do que três vezes na publicação de comentários em infração dos pontos 1. e 2. incorre no bloqueamento do seu acesso ao Portal, sempre após deliberação dos responsáveis pelo Portal.