Banner Destaque (1)

A volta as aulas presenciais e a flexibilização das restrições anunciada

PANORAMA | Os bastidores da política e do poder em forma de notas

Por Portal Notícias Colômbia SP em 26/08/2021 às 15:49:00 - Atualizado há

A PANDEMIA ACABOU

Parece que a pandemia acabou. Uma festa clandestina foi flagrada pela PM de Planura na área rural. Em Colômbia, o ponto de encontro é a Orla Turística. Um vídeo que circulou através de grupos de WhatsApp, mostra a grande aglomeração durante uma madrugada de um final de semana, inclusive com presença de funcionário da Saúde.

HORA ERRADA

As aulas presenciais voltaram parcialmente. Não acho que esse seria o momento ideal, não só para esse retorno como para uma liberação das restrições que foram estabelecidas anteriormente. As aulas voltaram presencialmente no meio de um ano letivo e se poderia muito bem esperar o ano finalizar. Muitos jovens ainda não receberam sequer a primeira dose de vacina.

FLEXIBILIZA????O

A flexibilização dá a sensação de que a pandemia realmente acabou. Apesar do cansaço físico e mental de muitos profissionais e a questão econômica, creio que deveríamos seguir firme com todas as restrições até que realmente a vacina chegue para todos. Se houve uma melhora e uma baixa no número de contaminados e falecimentos pela doença, uma retomada como essa liberada pelo governo, poderia subir os números e nos fazer voltar à estaca zero. Apesar do avanço na vacinação em todo o Estado, o momento ainda é de se preservar e manter todos os cuidados estabelecidos.

COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo existe no papel. Essa é a segunda vez que tentam reativar o conselho, que tem como objetivo principal conseguir o título Município de Interesse Turístico-MIT para Colômbia. Talvez a pouca participação da comunidade e menor interesse na discussão de assuntos de interesse municipal seja um dos motivos para que o conselho nunca saísse do papel.

INCENTIVO

O atleta Marcos Antonio Barbosa, conhecido na cidade por Marco Véi, continua com seu projeto voluntario com aulas de muay-thay no prédio da Superintendência de Meio Ambiente. Marcos, que já trouxe diversos títulos para a cidade, merece um incentivo a mais por parte do poder público. Lembro que durante o recebimento do título de cidadão colombiense, foi prometido um maior incentivo ao jovem.

EMPREGOS

O prefeito Júlio Cesar recebeu em seu gabinete representantes do grupo Raizen, com o qual ficou acordada uma parceria mais ativa entre poder público e empresa privada, inclusive para sanar a questão de empregabilidade no município. Tenho certeza que essa parceria poderá gerar bons frutos para o município.

RECURSOS

Muitos recursos são anunciados pelos vereadores. Existe uma burocracia interna para que esses recursos cheguem ao ponto para o qual ele foi destinado. Porém, os anos vão passando e fica a dúvida se realmente esses recursos chegarão ao município. Já foram anunciados recursos para o Estádio Municipal, para o Anfiteatro e até mesmo para a construção de uma Passarela.

TRANSPAR??NCIA

O Portal da Transparência da Câmara Municipal de Colômbia voltou a funcionar. E que se mantenha online para que a população acompanhe e se interesse em utilizar o portal para ver como o dinheiro público é gasto.

Samuel da Silva é jornalista e escreve semanalmente para a coluna.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários