Banner Destaque (1)

Piracema começa e pesca de espécies nativas fica proibida

Esse é o período de migração dos peixes para reprodução

Por Portal Notícias Colômbia SP em 04/11/2021 às 22:34:00 - Atualizado há
Piracema começa e pesca de espécies nativas fica proibida - Foto: PMESP

Piracema começa e pesca de espécies nativas fica proibida - Foto: PMESP

O período de piracema começou na segunda-feira, 1º e vai até 28 de fevereiro de 2022, quando fica proibida a pesca de todas as espécies nativas do Rio Grande e demais afluentes. A pesca é totalmente proibida no Rio Pardo. Durante o período de migração dos peixes para reprodução, a Polícia Militar Ambiental intensifica a fiscalização para combater a pesca ilegal. 

Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, esse é o período em que os peixes sobem até a cabeceira do rio para fazer a desova e, assim perpetuar a espécie e garantir a preservação da fauna aquática. "Os peixes nativos mais comuns que são capturados nos nossos rios são o pacu, dourado, pintado, piau, piauçú, piapara e a curimba. Durante a piracema, os peixes que podem ser capturados são os exóticos conhecidos, como o tucunaré, corvina, porquinho, tilápia e zoiúdo", disse a bióloga.

De acordo com o sargento Laércio, da Polícia Militar Ambiental de Barretos, as multas podem ser aplicadas a partir de R$ 1.000,00 além do responsável pela infração responder criminalmente e, consequentemente, perder todo o material utilizado para a pesca irregular. ???Nesse período a pesca é proibida em algumas áreas como da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia até a Ponte ???Gumercindo Penteado???. Fica também proibida a pesca até 1.500 metros acima e abaixo de cachoeiras e corredeiras e a menos de 500 metros de confluência e desembocaduras de rios e esgotos???, explicou. 

A pesca para o amador continua sendo de dez quilos mais um exemplar. De acordo com as normativas do período de defeso, o uso de iscas naturais é autorizado, desde que sejam oriundas de criações acompanhados de nota fiscal ou nota de produtor.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários