O municĂpio de Colômbia conquistou o primeiro lugar na região da Diretoria de Ensino de Barretos no Ăndice de Desenvolvimento da Educação BĂĄsica (IDEB) referente aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Colômbia alcançou a nota 7,5 nas escolas da rede municipal de ensino, ultrapassando a meta de 6,7 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais. Os dados foram divulgados pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (Inep) neste mĂȘs de agosto de 2024 e são referentes ao ano de 2023.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que correspondem aos alunos do 1Âș ao 5Âș ano, com idades entre 6 e 10 anos, Colômbia superou a meta do MEC. Nos anos finais do Ensino Fundamental, que incluem os alunos do 6Âș ao 9Âș ano, com idades entre 11 e 14 anos, o municĂpio obteve a nota 6,2, superando a meta estabelecida de 6,0.
A Escola Municipal Bruno Antônio Prado atingiu a nota 7,2, enquanto a Escola Maçal Nozaki alcançou a nota 7,7, e a Escola Gil Alexandre Borges, do povoado de Laranjeiras, registrou a nota 7,3. JĂĄ a Escola Santa do Prado Maximiano alcançou a nota 6,2, a maior desde 2011.
No Ensino Médio, que abrange os alunos do 1Âș ao 3Âș ano, com idades entre 15 e 17 anos, Colômbia obteve a nota 4,5. Essa etapa é representada pela Escola Alice Fontoura de AraĂșjo, gerida pelo Governo do Estado de São Paulo.
A Diretoria de Ensino da Região de Barretos é composta por nove municĂpios: Altair, Barretos, Colina, Guaira, Guaraci, Jaborandi, Olimpia e SeverĂnia.
O IDEB é calculado com base nos dados de aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e nas médias de desempenho nas avaliações, variando de 0 a 10. Quanto melhor o desempenho dos alunos e maior o nĂșmero de aprovados, maior é o IDEB. O Ăndice, criado em 2007, é essencial para medir a qualidade da educação no Brasil.
Desempenho dos MunicĂpios da Região da Diretoria de Ensino de Barretos no IDEB 2023