Institucional Portal NC (Destaque 1)

Secretaria de Saúde alerta população sobre aumento de casos de arboviroses

O comunicado reforça a necessidade de eliminar recipientes que possam acumular água, além da remoção de entulhos e materiais descartáveis.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 24/02/2025 às 12:32:30 - Atualizado há

A Secretaria Municipal de Saúde de Colômbia divulgou um comunicado à população solicitando apoio diante do aumento dos casos notificados de arboviroses. A pasta alerta para o risco de colapso no sistema de saúde e orienta moradores, comerciantes e proprietários de imóveis a manterem terrenos e calçadas limpos, evitando criadouros do mosquito transmissor.

"Estatísticas apontam para a maior epidemia de dengue dos últimos tempos. A atenção deve ser redobrada por parte dos moradores, com trabalhos de prevenção e medidas mais enérgicas, eliminando todos os inservíveis e possíveis criadouros do mosquito transmissor", destacou a nota.

O comunicado reforça a necessidade de eliminar recipientes que possam acumular água, além da remoção de entulhos e materiais descartáveis.

A Secretaria também alertou que o mosquito transmissor pode causar a febre-amarela urbana. Segundo a pasta, foram registrados casos de macacos mortos com resultado positivo para febre-amarela em municípios vizinhos, o que mantém a região em alerta para a doença.

A população é orientada a atualizar a vacinação contra a febre-amarela e a comunicar imediatamente à Vigilância em Saúde pelo telefone (17) 3335-1131 caso encontre macacos mortos ou com sinais de doença, sem tocar ou manipular os animais.

Segundo a Secretaria, os macacos não transmitem a febre-amarela, mas servem como um alerta para a circulação do vírus.

"Procure uma Unidade de Saúde e atualize sua vacina contra a febre-amarela. Toda a comunidade tem o dever de colaborar nessa necessidade urgente, no sentido de prevenir e evitar uma possível epidemia de dengue, zika, chikungunya e a reintrodução da febre-amarela urbana", finalizou o comunicado.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

Comentários