Banner Destaque (1)

Área de 54,8 hectares passa a fazer parte da Reserva Particular em Colômbia

Na semana do Meio Ambiente, Márcio França autorizou a criação da RPPN, na areá Porto de Ifé

Por Portal Notícias Colômbia SP em 09/06/2018 às 14:06:00 - Atualizado há
Área de 54,8 hectares passa a fazer parte da Reserva Particular em Colômbia - Foto: Divulgação

Área de 54,8 hectares passa a fazer parte da Reserva Particular em Colômbia - Foto: Divulgação

Márcio França autorizou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Porto de Ifé, no município de Colômbia.

A Floresta Estadual do Noroeste Paulista, apresenta uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais, bem como para pesquisa cientifica. O espaço terá visitação pública, com desenvolvimento de atividades de educação ambiental, lazer, esporte e cultura, além da recuperação ambiental da área, com plantio de espécies nativas.

Foi publicado no Diário Oficial de São Paulo, no último dia 6, uma resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que tornou uma área 54,8 hectares de mata nativa de uma propriedade rural do município de Colômbia, como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Com isso, a área continuará pertencendo ao proprietário Luiz Otávio Câmara de Melo Coimbra, mas poderá ser utilizada em trabalhos ambientais.

De acordo com a bióloga, Maria Inácia Macedo Freitas, o trabalho foi iniciado há 1 ano e meio, onde o produtor rural solicitou o apoio da Superintendência do Meio Ambiente de Colômbia, para que essa área se tornasse um local de preservação e de visitação da fauna e flora. “É uma área totalmente preservada que vai contribuir para a biodiversidade da região. A Lei pede que cada município tenha 20% de área vegetal e Colômbia tem apenas 8%, e somos um dos municípios com maior área degradada do Baixo Pardo/Grande”, afirmou Maria Inácia.

Segundo a bióloga, a declaração da área particular em patrimônio natural ocorreu no dia 5 de junho no Dia Mundial do Meio Ambiente, e passa a ser a primeira área da região a ter essa condição de reserva particular. “A área continua sendo do proprietário, e com essa decisão a área poderá ser usada para pesquisas, projetos ambientais, trabalho de educação ambiental e ele também poderá receber por esses serviços”, explicou.

A área em questão situa-se em área remanescente do bioma Cerrado e em área importante para a conservação da biodiversidade.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários