Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Rio Grande

Água encosta na ponte do Rio Grande em Colômbia

Quem usa barco não consegue passar por debaixo da ponte


Água encosta na ponte do Rio Grande em Colômbia - Foto:

O nível da água na ponte do Rio Grande, na divisa entre Planura-MG e Colômbia-SP tem chamado a atenção das populações vizinhas e dos usuários da rodovia que liga os dois estados. A cheia é creditada às chuvas abundantes dos últimos meses, que encheram a represa da Usina de Porto Colômbia, que precisou fazer uma abertura das comportas para escoar o excesso.

O caso tem sido pauta de diversas matérias em vários meios de comunicação nos dois estados, onde são exibidos vídeos amadores na TV e fotos de pessoas passando por debaixo da ponte com pouco espaço para o barco atravessar.

O nível chegou a subir tanto que os condutores de barcos encontram certa dificuldade para passar, ao contrário de 2015, quando houve uma época tão seca que diminuiu o nível de água a ponto de preocupar as autoridades ambientais. Essa elevação da água neste final de abril pode ser também consequência do represamento na Usina Hidrelétrica de Marimbondo, em Fronteira, o que fez a água subir e praticamente ficar a um metro ou menos para atingir a ponte.

De acordo com a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, já houve casos em que os pescadores tiveram de levar os equipamentos para o outro lado do rio, já que a travessia ficou prejudicada pelo leito. Ela apontou que a previsão era que o Rio Grande estivesse no nível normal no mês de março, por conta do aumento de volume da água nas hidrelétricas ao longo do Rio Grande.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!