Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Seca

Falta de chuva deixa Rio Grande com baixo nível de água

Pescadores relatam prejuízo por conta da seca


Falta de chuva deixa Rio Grande com baixo nível de água - Foto: Maria Inácia

A falta de chuvas nesse período do ano tem causado preocupação para pescadores e comerciantes que vivem do turismo em Colômbia. De acordo com dados disponibilizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico-ONS, a Bacia do Grande, que corresponde aos reservatórios de M. Moraes, Furnas, Marimbondo e Água Vermelha, tem tido queda no seu nível de volume útil. Ao todo, são onze hidrelétricas. O reservatório que abastece a região, Marimbondo, registrou queda brusca no seu nível, pois em março desse ano registrava 20,8% de sua capacidade e agora, registra 15,33%.

De acordo com a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, no início do ano, choveu menos da metade do previsto em Colômbia. A média histórica para o primeiro trimestre do ano é de 731 milímetros e o volume até agora foi pouco mais de 300 milímetros. ???A água está em um nível crítico, é possível ver as pedras. Esse ano vai ficar para a história com o nível nessa situação. Temos que lutar para ter uma cota mínima no volume de água do reservatório. A cada ano a coisa fica pior???, disse a bióloga.

O baixo nível do rio tem prejudicado as quase 500 famílias que tem na pesca a sua principal fonte de renda. O município de Colômbia fica no final do reservatório de Marimbondo, que também abrange os municípios de Barretos, Guaíra, Frutal, Planura, Icem, Altair, Fronteira e Guaraci.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!