Princípios Editoriais

O Portal Notícias Colômbia SP é um veículo jornalístico profissional que tem como principal missão fornecer informações confiáveis e relevantes sobre os acontecimentos locais, promovendo o entendimento e a participação ativa da comunidade nas cidades de Colômbia, no estado de São Paulo, e Planura, em Minas Gerais. Nascemos em fevereiro de 2014 para preencher uma lacuna do jornalismo local. Nosso olhar atento está direcionado a ambos os municípios que até então não tinham um veículo de comunicação de notícias diárias.

O compromisso do nosso jornalismo é fornecer um serviço de informação e análise de maneira honesta, dentro de critérios de noticiabilidade e proximidade com a mais alta qualidade e integridade, fazendo com que ambas as cidades não sejam desertos de notícia.

O NC segue as normas e técnicas do jornalismo profissional: faz a curadoria dos fatos apurados, investiga o que é necessário, hierarquiza as notícias e publica o que é essencial para o interesse público e vital para o aperfeiçoamento das instituições, da democracia e da liberdade de expressão. Fazemos a apuração dos fatos, investigação, entrevistas e a publicação da matéria na íntegra, dando a publicidade necessária para munir o internauta de informação.

O jornalismo do Notícias Colômbia busca incluir as principais notícias locais cujas atividades estejam imbricadas com o interesse público. Agimos de acordo com os princípios éticos jornalísticos de liberdade de imprensa, com o direito fundamental do cidadão à informação. Acreditamos que a liberdade de imprensa é a base para todo Estado Democrático e ainda no jornalismo como o quarto poder da sociedade, respeitando os limites expostos pela constituição.

A exatidão das informações publicadas é perseguida de forma obsessiva pelos jornalistas do NC. Tudo que aqui é publicado deve ser baseado em evidências, fontes confiáveis e oficiais. Tudo que não pode ser corroborado e verificado de maneira definitiva será atribuído à respectiva fonte.

Todos os materiais publicados devem ser apurados com fontes primárias, checagem de fatos e estatísticas, validação da autenticidade de documentos e outros materiais e interpretação e contextualização dos dados utilizados nas reportagens.

O Notícias Colômbia tem utilizado ferramentas de inteligência artificial e novas ferramentas que vão surgindo em seus textos, para correções, transcrição de entrevistas e outras tarefas que facilitam nas produções das notícias no intuito de aperfeiçoar nosso trabalho sem que perca a qualidade que aqui sempre foi prezada.

Estamos aqui para fazer a mediação dos fatos com o leitor, buscando trazer para as páginas deste portal o que acontece nas ruas, tornando fáceis a absorção de todos os conteúdos publicados, ao transmitir uma linguagem fácil de ser interpretada por quem nos lê.

Dificilmente divulgamos matérias sobre suicídio. Em casos em que a publicação é necessária, seguimos rigorosamente uma orientação que determina formas específicas de abordar esse tipo de conteúdo. A divulgação de informações jornalísticas sobre casos de suicídio e tentativas em coberturas sensacionalistas, inadequadas ou descuidadas pode ter efeitos deletérios na saúde mental de indivíduos vulneráveis, inclusive estimulando outros suicídios.

Todas as matérias no formato digital podem ser corrigidas ou receber acréscimos sucessivos.

As matérias publicadas aqui são divididas em cinco editorias: polícia, cidade, política, geral e opinião.

A reprodução de nossos conteúdos é autorizada desde que a fonte seja citada. As fotos daqui tiradas deverão conter os créditos para o autor da foto, se constar, ou para nosso portal, se não constar.

Textos veiculados em nosso portal provenientes de outros meios de comunicação parceiros são devidamente identificados com o nome da fonte de onde o material foi retirado.

O portal não possui manual de redação próprio, seguindo os manuais normalmente utilizados por outras redações jornalísticas disponibilizados por grandes empresas do ramo.


Os valores inarredáveis do Portal NC incluem:

  • - buscar a precisão na descrição dos fatos;
  • - não se intimidar diante dos interesses escrutinados nas notícias;
  • - não se intimidar perante ameaças e que vão contra a liberdade de imprensa;
  • - manter distanciamento crítico de fontes de informação;
  • - obrigar-se a contemplar todos os lados possíveis e disponíveis de uma história;
  • - reconhecer e corrigir nossos erros.


De maneira sucinta: o Portal NC se guia pelo interesse público e pela relevância jornalística dos fatos locais.


FOCO GEOGRÁFICO:

Nosso compromisso editorial está centrado na cobertura jornalística das regiões de Colômbia e Planura, priorizando temas que impactam diretamente essas comunidades e seus habitantes, fortalecendo assim os laços locais.


COLABORAÇÃO:

O Portal Notícícias Colômbia SP incentiva a colaboração de seus leitores. Os leitores podem enviar informações, fotos e vídeos para serem publicados no portal. O portal se compromete a checar todas as informações recebidas de seus leitores antes de publicá-las.


TIPOS DE CONTEÚDO:

Para cumprir sua missão com clareza e respeito aos leitores, o NC classifica seu conteúdo nas seguintes categorias, visualmente identificadas em todas as publicações:


notícias - publicações originais produzidas pela equipe do portal e parceiros com relatos sobre os fatos locais relevantes mais recentes. As notícias publicadas por este jornal digital incluem múltiplos pontos de vista sobre uma questão. Reportagens noticiosas se limitam aos fatos e não incorporam a opinião do jornalista;

artigo de opinião - textos escritos por convidados com amplo domínio sobre o assunto. Debatem ideias baseadas no ponto de vista do articulista a partir de fatos e dados. Expressam a opinião de seus autores, não a do Portal NC, e cumprem com a missão do jornal digital de buscar o pluralismo e qualificar o debate de ideias;

editorial - texto de cunho jornalístico e opinativo que serve para apresentar o posicionamento crítico do portal ou da direção;

conteúdo patrocinado - publicação de conteúdos institucionais do setor privado, sendo identificados. Eles transmitem informações sobre um produto, tema, empresa. As informações são checadas e analisadas pela equipe do portal antes da veiculação e são claramente identificados como conteúdo patrocinado em todos os locais em que são publicados e divulgados;

releases - conteúdo enviado por assessorias de imprensa de órgãos e empresas, passíveis de reprodução, com edição para adequação à linha editorial. Eles se limitam aos fatos e não representam a opinião do jornalista.


POLÍTICA DE CORREÇÕES:

O nosso portal é rigoroso em reconhecer e corrigir seus erros. Todo conteúdo em que é identificado erro factual ou informação que induza o leitor a uma interpretação incorreta é prontamente corrigido. A correção é registrada e informada aos leitores no próprio texto, com referência ao conteúdo original incorreto. Se alguma pessoa ou instituição foi ou se sentiu prejudicada, tem espaço garantido para retratação. Erros e dúvidas podem ser informados à equipe por meio da aba "Comunicar Erro" no fim de cada publicação, ou pelo e-mail [email protected].


MATERIAIS POLICIAIS, FOTO E NOME DE SUSPEITO:

O Notícias Colômbia cobre notícias policiais de maneira responsável e ética. As informações são publicadas com base em fontes oficiais. Comprometemo-nos a não divulgar informações que possam prejudicar o andamento de investigações policiais. Notícias baseadas em boletins de ocorrência apresentam apenas a versão de quem as registra; nem sempre os dois lados são encontrados no momento do registro.

Neste tipo de cobertura, evitamos o uso de chavões na construção jornalística, mantendo um enfoque informativo e ético. Ao tratar de acusações feitas por órgãos de polícia, aplicamos o mesmo tratamento e, quando possível, garantimos espaço para o contraditório, ainda na mesma publicação.

Não publicamos ou divulgamos fotos de suspeitos, corpos ou imagens fortes, mesmo diante de comentários e pedidos. Da mesma forma, não divulgamos nomes, tanto de suspeitos quanto de vítimas. A exceção para a divulgação de nome e fotos ocorre com suspeitos foragidos, com mandado de prisão em aberto, a pedido de autoridades policiais, visando alertar ou localizar o procurado.

Também não divulgamos o rosto e nome de vários dos detidos, pois, frequentemente, após a prisão pela Polícia Militar, ao ser encaminhado para a Polícia Civil ou Poder Judiciário, a pessoa presa pode ter o crime "desqualificado", deixando de responder por um crime para responder por outro, quando não é inocentada. Um exemplo seria um homem preso com dois quilos de drogas pela Polícia Militar, que lavra a ocorrência como "tráfico de drogas". Ao chegar na delegacia, o delegado responsável pelo caso pode entender que o entorpecente era para uso próprio, classificando o crime como "porte ou uso de drogas". Assim, aquele que, num primeiro momento, seria considerado "traficante" passa a responder como "usuário" de entorpecentes, raramente permanecendo detido.

Para ilustrar, citamos o caso de um homem preso sob suspeita de estuprar uma menor. Essa foi a versão da garota. Posteriormente, nas apurações da Polícia Civil, descobriu-se que o fato era mentiroso. Se o nome e rosto dele tivessem sido expostos, como seria a reparação? Será que os mesmos que leram a primeira notícia leriam a segunda?

É comum que a polícia tenha deixado de divulgar nomes de suspeitos ou fotos para a imprensa desde a publicação da nova lei de abuso de autoridade. Ações antes consideradas infrações administrativas ou atos ilícitos puníveis no âmbito cível tornaram-se crimes. Por exemplo, constranger o detento a exibir-se "à curiosidade pública" ou divulgar a imagem ou nome de alguém como culpado pode resultar em punição, com penas de 1 a 4 anos de detenção e de 6 meses a 2 anos, mais multa, respectivamente.

De acordo com a Constituição Federal, existe a "presunção da inocência", ou seja, todos são inocentes até que se prove o contrário, conforme o artigo 5º, que determina que "Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória".

Portanto, em nossas matérias, quem é apontado como autor pela polícia é tratado por nossa equipe como suspeito ou apenas acusado. Além disso, a pessoa tem o direito à sua imagem, caso seja inocentada do crime.

A lei assegura que uma pessoa só seja considerada "autora" do crime após o trânsito em julgado no Fórum. Até lá, ela é suspeita (quando detida), depois indiciada (quando o delegado acredita que seja o autor do crime), em seguida, vira réu (quando responde ao crime na esfera judicial), e só depois podemos afirmar se é culpado ou inocente. Até lá, vale a presunção da inocência, mesmo que haja provas, flagrante, testemunhas e outros elementos.

Trabalhamos dentro do código de ética da profissão e da legislação, pois sabemos que uma publicação com informações incorretas ou mal apuradas, além de exposições, pode gerar problemas irreparáveis, inclusive processos jurídicos por danos morais.

O Caso Escola Base, por exemplo, tornou-se um exemplo para toda a imprensa, destacando a importância de seguir rigorosamente essas políticas editoriais. O papel do jornalista é informar e divulgar fatos, não acusar. Dessa forma, adotamos no portal a mesma política de grandes empresas jornalísticas. Raras são as exceções em que os rostos são estampados aqui, como no caso de um foragido de presídio, entendido como um caso de segurança pública, onde todos podem ajudar a dar pistas sobre o paradeiro.

Essa política editorial busca sempre garantir um tratamento justo e igualitário a todos, independentemente do que tenha acontecido.


PRINCÍPIOS BÁSICOS DA LIBERDADE DE IMPRENSA:

Respeitados os limites impostos pela Constituição, as formas de comunicação não sofrerão restrições quanto ao processo ou veículo de divulgação. Igualmente, nenhuma lei pode constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística. É o que dispõe o art. 220, caput e §1º, da Lei Fundamental.

É vedada qualquer forma de censura de natureza política, ideológica ou artística, seja previamente ou a posteriori. É dizer, portanto, que não cabe a intervenção proibitiva, que impeça a divulgação da matéria, por motivos extrajurídicos e que se baseiem na qualidade moral do conteúdo apresentado. A garantia está positivada no art. 220, §2º, da Constituição.

A publicação em forma impressa ou digital é independente de licença de autoridade. Apenas os veículos de radiodifusão e televisão, por serem meios de comunicação de titularidade do Estado, dependerão de autorização, permissão ou concessão do poder público para serem operados.

Ao seguir esses princípios editoriais, o Portal Notícias Colômbia SP busca construir uma base sólida de confiança com sua audiência, contribuindo para o fortalecimento da informação local e o engajamento da comunidade.