Banner Destaque (1)

Tuta anuncia título de Município de Interesse Turístico (MIT) para Colômbia

Com o anúncio, cidade espera receber ampliação no orçamento do Estado para fomento do turismo.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 03/07/2024 às 10:22:14 - Atualizado há

O prefeito Júlio Cesar dos Santos (Tuta) anunciou durante o Juninão e desfile da Escolha da Rainha da Feira Agropecuária de Colômbia, no final de semana, que Colômbia conseguiu o título de Município de Interesse Turístico (MIT).

Os municípios de interesse turístico devem preencher alguns critérios, como potencial turístico, oferecer serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos reconhecidos. O município recebeu o parecer favorável do Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos – GAMT. "O município de Colômbia cumpre os requisitos estabelecidos na Lei Complementar nº 1261/2015. O GAMT manifesta-se pela aprovação do PL 112/2023 para que Colômbia seja classificada como Município de Interesse Turístico", diz o parecer.

A lei foi originada de um projeto do deputado estadual Itamar Borges.

Com isso, a cidade passa a receber verba anual para investimento em infraestrutura turística. Segundo a prefeitura, a expectativa é de um repasse de até R$ 700 mil anual para Colômbia.

"Conseguimos a aprovação para nos tornarmos MIT, graças ao trabalho que fomos desenvolvendo com a Superintendência de Turismo e a reestruturação do COMTUR. Desta forma, vamos ampliar a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo com a ajuda do Estado, através de um fundo constitucional. Vamos fazer parte das mais de 140 cidades que possuem o título, com rumo à Estância Turística, para que possamos receber mais e mais verbas para investir em infraestrutura, paisagismo, e desenvolver ainda mais nosso turismo de pesca, e outros, graças à beleza natural que nossa cidade possui, às margens do Rio Grande e com uma natureza exuberante. Obrigado à Vania Cristina da Silva, nossa superintendente, à Ana Cristina Tasoí Leite, nossa ex-presidente do Conselho Municipal de Turismo, que ajudou a conquistar esse título, e ao atual presidente John Deiver da S. de Oliveira", disse o prefeito.

Uma das principais fontes para que Colômbia se tornasse MIT foi o turismo da pesca e a obra da Orla Municipal, finalizada na gestão do atual prefeito.

"Conseguimos fazer nosso Plano Diretor de Turismo através do consultor em turismo Carlos Alberto Leal Rodrigues. Recebemos a visita técnica de Vanilson Fickert, turismólogo e assessor da Secretaria de Turismo de São Paulo, e tudo isso foi essencial para conseguirmos esse título, tão sonhado e aguardado por todos do Comtur e pela nossa gestão. Fico imensamente feliz de ter participado ativamente nessa conquista, que significa que nosso intuito lá no começo, que poucos acreditaram, se tornou realidade. Eu tenho que agradecer a confiança em meu trabalho do prefeito Tuta, da nossa vice-prefeita Eloisa Prado, por me deixar à frente dessa importante pasta para nossa cidade, que ainda vai trazer muito orgulho. Foram esforços em conjunto com nosso Conselho Municipal, que hoje podemos dizer que Colômbia conseguiu mostrar sua importância para o Estado. Fizemos o Plano Diretor, o inventário, realizamos ações, fizemos a pesquisa de demanda, enfim, trabalhamos para atender aos requisitos", destacou a superintendente Vania Cristina.

Na região de Colômbia, são considerados estâncias turísticas: Barretos, Olímpia e, classificados como municípios de interesse turístico, Bebedouro e Guaíra.

MIT

O Estado de São Paulo conta com um pouco mais de 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias turísticas. Esses municípios dispõem do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur) e recebem aportes financeiros com base na arrecadação de impostos municipais.

As estâncias turísticas recebem um valor de repasse maior em comparação aos MITs, por serem classificadas como destinos turísticos já consolidados e possuírem atrativos de uso público e caráter permanente.

Para uma cidade receber uma dessas classificações, é necessário que um deputado estadual apresente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um projeto de lei que objetive a classificação de município. Entretanto, o projeto precisa de estudos da demanda turística da região, inventário feito pelo prefeito, de atrativos turísticos do município, dos equipamentos e serviços turísticos e da infraestrutura de apoio à área.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários