Banner Destaque (1)

Foragido da justiça Ă© morto ao tentar esfaquear policiais militares em Planura

O homem por varias vezes tentou matar os militares com golpes de faca

Por Portal Notícias Colômbia SP em 22/10/2018 às 19:42:00 - Atualizado hĂĄ

O ex-presidiário Wanderson Rosa Franzese (Dequinha), 33 anos, que era procurado pela justiça suspeito de tentativa de homicídio em Frutal, foi morto ao tentar esfaquear policiais militares em Planura. O fato ocorreu na sexta-feira, 5, por volta de 11 horas, na rua Hercílio Alves Pereira, no bairro Jardim Orlando Peres.

Conforme a ocorrência registrada pela Polícia Militar, Wanderson tentou matar o sargento Rogério Antônio dos Santos e os soldados Charles Bruno Amorin da Silva e Pedro Alves Ferreira, em momentos distintos, após ser flagrado em via pública próximo a um local conhecido como ponto de venda e uso de drogas.

Ao perceber a presença da PM, Dequinha teria saído correndo para evitar a abordagem. Localizado momentos depois pelo soldado Amorin, ele teria sacado uma faca e partido para cima do policial, que para se defender efetuou dois disparos com sua arma. Os tiros, contudo, não atingiram Wanderson, que voltou a fugir.

Assim como da primeira vez, ele saltou muros, passando de uma residência para outra, com intuito de despistar os militares. Ao se deparar com o soldado Pedro Alves, ainda de posse da faca, ele foi em direção ao policial com o intuito de atingi-lo. O policial efetuou dois disparos, que fizeram Dequinha desistir de seu intento.

Como não foi atingido, Wanderson correu em direção a um canavial e desapareceu em meio à plantação. Após solicitar reforços, os policiais cercaram a área. Novamente localizado, desta vez pelo sargento Rogério (que por estar de folga não vestia fardamento), ele continuou agindo de maneira agressiva e também tentou matá-lo.

Frente a frente com o militar, Dequinha – que recebeu ordem para colocar a faca no chão e se entregar – seguiu caminhando com intenção de aproximar do policial, que temendo por sua vida, efetuou disparos em direção as pernas de Wanderson. Um dos tiros atingiu o joelho direito do ex-presidiário, que enfim, se entregou.

Socorrido pelo próprio policial, que neste momento já contava com apoio de outro militar, Dequinha foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Planura. Assim que chegou ao local, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória – estabilizada momentos depois pela equipe médica que estava de plantão na UPA.

Em razão da gravidade, Wanderson foi colocado em uma ambulância e deixava a cidade quando sofreu uma nova parada cardiorrespiratória. Assim como da primeira vez, os médicos tentaram por 50 minutos reverter o quadro, mas não tiveram êxito. Com a confirmação do óbito, a Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada para os procedimentos de praxe.

A faca utilizada por Dequinha, assim como a arma do sargento Rogério – que pertence à 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, foram recolhidas e estão à disposição da Justiça. Após passar por necropsia no IML – Instituto Médico Legal, o corpo de Wanderson foi trasladado para velório e sepultamento em Jaboticabal-SP, onde residem seus familiares.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Com diversas passagens por envolvimento com tráfico de drogas na região, Wanderson também respondia por duas tentativas de homicídio, sendo uma delas contra um policial militar em Planura em 2013. A última das ocorrências foi registrada no dia 9 de setembro deste ano, quando Dequinha tentou matar um desafeto no bairro Estudantil, em Frutal.

A tentativa de homicídio, conforme a Polícia Militar, aconteceu em via pública, na rua Planura, próximo ao numeral 1.480. Wanderson teria esfaqueado Diego Rodrigues Pereira, também de 33 anos. A vítima foi atingida no peito, após um desentendimento. Após ser encaminhado ao Hospital Frei Gabriel, o rapaz foi transferido para Uberaba.

A motivação do crime não foi relatada na ocorrência registrada pela PM, mas na época suspeitou-se que a tentativa de homicídio estivesse relacionada ao tráfico de drogas. Diego recuperou-se das lesões sofridas e atualmente não corre risco de morte.

97 FM/Pontal Online 

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

ComentĂĄrios