Banner Destaque (1)

Cartório Eleitoral realiza recontagem dos votos após vereadores do Republicanos perderem o mandato

O partido Republicanos alegou ter interposto recurso contra a decisão.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 21/03/2024 às 12:34:22 - Atualizado hĂĄ

Na manhã de ontem, o Cartório Eleitoral de Barretos procedeu com a recontagem dos votos das Eleições de 2020, após a perda de mandato dos quatro vereadores do partido Republicanos de Colômbia. Esta decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido à constatação de candidaturas fictĂ­cias no partido.

Os vereadores Aparecido Daniel Pimenta (conhecido como DĂĄ Pimenta), Geraldo dos Reis (Geraldinho), Diogo Silva Zaggo e Ricardo Alves Palmeira (Ricardinho) foram destituĂ­dos de seus mandatos pela decisão do TSE, que identificou irregularidades na composição da chapa em relação à cota de gĂȘnero. Como resultado, os suplentes não assumiram, tornando necessĂĄria a recontagem dos votos das Ășltimas eleições municipais, visto que todos os votos do partido foram anulados.

O partido Republicanos alegou ter interposto recurso contra a decisão, tendo passado pela primeira e segunda instância. Sobre a alegação de possĂ­vel fraude na cota de gĂȘnero, o partido afirmou que uma das candidatas, que obteve trĂȘs votos, comprovou ter realizado campanha, além de ter prestado contas de suas despesas eleitorais.

A lei das cotas de gĂȘnero garante 30% das candidaturas dos partidos para as mulheres, previsto na Lei das Eleições (artigo 10, parĂĄgrafo 3Âș da Lei nÂș 9.504/97).

Após a recontagem, supervisionada pelo Juiz Eleitoral Dr. Luiz Antonio Dela Marta, os novos ocupantes das cadeiras na casa legislativa colombiense são Arnaldo Silvio Romani Junior, que recebeu 81 votos nas eleições, Kelli Cristina de Souza Zazenon, com 74 votos, Tatiana Togo Camilo, com 57 votos, e Wesley Rodrigues da Silva, que recebeu 49 votos nas Ășltimas eleições.

Da Pimenta estava em seu segundo mandato como vereador. Ele foi eleito, sendo o segundo mais votado, com 271 votos em seu primeiro mandato e 241 em seu segundo. Diogo Zaggo somou 100 votos na Ășltima eleição, Ricardo Palmeira obteve 132 votos, enquanto Geraldo dos Reis calculou 167 votos.

Vereadores do Republicanos tem mandatos cassados pelo TSE

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

ComentĂĄrios