Banner Destaque (1)

TRE alerta sobre proibição de celulares em cabines

O registro do voto ou a realização de selfie são vedados

Por Portal Notícias Colômbia SP em 03/10/2018 às 18:51:00 - Atualizado hĂĄ
Ilustração - Foto:

Ilustração - Foto:

O TRE alerta que, na hora da votação, o eleitor não pode entrar na cabine com o aparelho celular em mãos. O registro do voto ou a realização de selfie são vedados. Tudo para garantir a regra constitucional de garantia do sigilo do voto. Caso o mesário verifique que o eleitor desobedeceu à regra, irá anotar em ata e o fato será reportado ao juiz eleitoral para encaminhamento ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Se o órgão entrar com uma representação na Justiça Eleitoral, o eleitor poderá enfrentar um processo judicial. Mesmo aquele que utilizar o equipamento para se valer do e-Título, versão digital do documento, não poderá entrar na cabine com o celular. Nessa hipótese, terá que deixar o aparelho sob os cuidados da mesa receptora de votos.

OBRIGATORIEDADE DE VOTO

O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Para os jovens com idade entre 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo. Não poderá votar nas eleições de outubro o cidadão que, até 9 de maio, não tirou o título de eleitor nem regularizou sua situação perante a Justiça Eleitoral.

Essa foi a data limite para o alistamento eleitoral visando à participação no pleito deste ano. Também não pode votar o eleitor cujos dados não figurem no cadastro de eleitores da seção constante da urna, ainda que apresente título de eleitor correspondente à seção e documento que comprove sua identidade. Está igualmente impedido de votar quem se encontre com o título cancelado.  Para efeito dessa regra, considera-se cada turno de um pleito como uma eleição isolada. Além disso, não poderá votar o cidadão que se encontre com os direitos políticos suspensos.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

ComentĂĄrios