Os funcionários da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, em Planura, que estavam trabalhando durante a madrugada de ontem, quando ocorreu o assalto, foram mantidos como reféns. Inicialmente, a polícia divulgou que se tratava de cerca de 12 assaltantes, mas conforme a ocorrência envolveu aproximadamente 8 ladrões.
Um funcionário que trabalha no monitoramento da usina relatou que os suspeitos chegaram pela mata e renderam um dos seguranças que realizava ronda. Os assaltantes levaram um revólver calibre 38 com seis munições no tambor e mais seis sobressalentes, um colete balístico, uma lanterna e um celular Samsung do guarda, além de amarrá-lo com abraçadeiras de nylon e deixá-lo trancado em um cômodo.
O segurança, que foi rendido contou à polícia que os assaltantes exigiram a senha do celular e realizaram transações bancárias de R$ 1.294 pelo Nu Bank.
O segurança da portaria, rendido por quatro homens encapuzados, foi obrigado pelos ladrões a informar ao monitoramento da usina que estava tudo bem. Os criminosos anunciaram o roubo, levaram seu celular e o deixaram no banheiro da guarita, trancado.
Os homens renderam mais cinco funcionários e os trancaram no almoxarifado. Usando o maquinário da usina, os indivíduos carregaram um caminhão com ferramentas, bobinas de cabo de cobre e outros materiais. Contudo, não conseguiram ligar o caminhão, pois o veículo possui sistema de telemetria. Eles abandonaram o caminhão com todo o conteúdo carregado e renderam três funcionários que estavam em um Chevrolet Onix de uma locadora de veículos, levando o carro, celulares e carteiras dos três funcionários.
Após o assalto, os criminosos deixaram o local por volta das 3h da manhã, utilizando o veículo roubado e possivelmente outros veículos de apoio.
Um veículo furgão branco foi visto em uma fazenda próxima à usina. A polícia encontrou o veículo, mas ao se deparar com a viatura, ele retornou e acessou outra estrada em um canavial, posteriormente saindo na MG-427.
O carro foi encontrado por funcionários da fazenda Murata, e apesar dos cercos realizados pela Polícia Militar de Planura, ROCCA de Uberaba, Frutal, Conceição das Alagoas, Pirajuba, Campo Florido e, com a utilização de helicóptero Pégasus da BRAVE de Uberlândia, os bandidos não foram encontrados.
A perícia foi acionada para os trabalhos de praxe no veículo localizado e na usina.