Banner Destaque (1)

Empresa iniciou, nesta segunda-feira, a substituição das juntas de dilatação da ponte

O trânsito passou a operar no sistema de pare e siga, funcionando 24 horas por dia, com paradas de 10 a 30 minutos cada.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 15/04/2024 às 14:03:02 - Atualizado há

A empresa Jeene Brasil Serviços de Engenharia Ltda., contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), iniciou as obras de substituição das juntas de dilatação da ponte "Gumercindo Penteado" sobre o Rio Grande, na divisa entre Planura e Colômbia, na manhã desta segunda-feira, dia 15.

Devido às obras, com previsão de conclusão em 30 dias, o trânsito passou a operar no sistema de pare e siga, funcionando 24 horas por dia, com paradas de 10 a 30 minutos cada.

"Algumas pessoas estavam achando que se tratava de uma fake news, mas não é. Estão sendo substituídos os amortecedores existentes entre as bases da estrutura de concreto, instalados em 1950. A ponte tem balançado bastante e, para garantir a mobilidade em toda a sua estrutura, eles serão trocados. Após mais de 70 anos de existência, alguns amortecedores se quebraram ou caíram, precisando ser substituídos", explica Maria Inácia Macedo Freitas, coordenadora da Defesa Civil de Colômbia.

A ponte, com 600 metros de extensão, faz parte da BR-364 e está sob a jurisdição da unidade do DNIT de Prata-MG, uma autarquia vinculada ao Ministério da Infraestrutura do Governo Federal.

"A ponte poderia ser totalmente interditada durante esses 30 dias, mas, considerando estudantes, pacientes, trabalhadores e outros usuários, optou-se pelo sistema de pare e siga para que o serviço seja realizado sem prejudicar essa travessia tão importante. O serviço pode ser estendido por mais de um mês pela empresa contratada caso haja algum imprevisto climático. Existem outras rotas alternativas para veículos maiores, como a BR-153 e outras rodovias", finalizou Maria Inácia.

Juntas de dilatação

As juntas de dilatação, também conhecidas como juntas de movimento, são dispositivos criados para absorver a variação volumétrica dos materiais e mitigar os efeitos de vibrações e movimentações inerentes à estrutura. Estão sendo substituídas pela Jeene Brasil, uma empresa especializada em juntas de dilatação e vedação.

Sem juntas de dilatação, essas estruturas poderiam não suportar as tensões, o que poderia resultar em rachaduras e comprometer a segurança, estabilidade e durabilidade da ponte.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários