Banner Destaque (1)

Cidade a menos de 40 quilômetros de Colômbia registra tremores de terra

Outros tremores de terra já ocorreram em outros anos na região de Frutal. Todos eles considerados leves.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 02/04/2024 às 22:32:19 - Atualizado há
Foto: Hilario Rosa/Portal NC

Foto: Hilario Rosa/Portal NC

O município de Frutal, a cerca de 35 quilômetros de Colômbia, registrou quatro tremores de terra de baixas magnitudes entre a noite de quarta-feira (27) e a manhã de quinta-feira (28). Os sismos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

Os tremores tiveram início na noite do dia 27 de março - quando foi registrado o maior tremor, de magnitude 2.6 mR - e ocorreram até a manhã de quinta-feira (28).

O primeiro foi registrado no dia 27 de março às 23h09 com magnitude de 2.6; o segundo foi às 23h16, com magnitude de 2.3; o terceiro foi registrado no dia 28 de março, às 05h12, com magnitude de 2.2 e o último registro foi feito às 7h35 da quinta-feira, com magnitude de 2.5 na escala Richter.

Em 25 de fevereiro, às 20h44, a Rede Sismográfica Brasileira já havia registrado um tremor de terra magnitude 2.1 mR em Frutal. Três outros, todos de baixa magnitude, foram registrados no mesmo mês, sendo um no dia 23 de fevereiro, com magnitude 2.6 mR.

Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.

REGIÃO DO DOURADINHO

Os tremores de terra têm sido percebidos apenas por moradores residentes em um determinado ponto na região do Douradinho. Desde o ano passado, eles relatam estarem ocorrendo sismos, que estão aumentando sua frequência a cada mês. Um deles, inclusive, foi registrado pela Rede Sismográfica Brasileira no dia 14 de dezembro de 2023 e teve magnitude 2.3.

Outros tremores de terra já ocorreram em outros anos na região de Frutal.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários