Banner Destaque (1)

Colômbia atinge 90,6% de crianças alfabetizadas e ocupa 30¬™ posição no estado de São Paulo

As informações foram coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep).

Por Portal Notícias Colômbia SP em 07/06/2024 às 17:58:52 - Atualizado h√°

O munic√≠pio de Colômbia alcançou um √≠ndice de 90,6% de alunos alfabetizados ao final do 2¬ļ ano do Ensino Fundamental em 2023. Esse resultado coloca Colômbia na 30¬™ posição entre os 645 munic√≠pios do estado e em 1¬ļ lugar na Diretoria de Ensino de Barretos. O √≠ndice obtido supera significativamente a média nacional, que foi de 56%, e a média do estado de São Paulo, que foi de 52%. Colômbia ultrapassou a meta proposta para 2030, que é de 80%.

Os dados foram apresentados no 1¬ļ Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado em 28 de maio pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante uma reunião com o presidente da Rep√ļblica, Luiz In√°cio Lula da Silva, e governadores no Pal√°cio do Planalto.

Em 2023, o governo federal, em parceria com estados e munic√≠pios, realizou avaliações nas escolas p√ļblicas para verificar o n√≠vel de alfabetização dos alunos do 2¬ļ ano do Ensino Fundamental. Essas avaliações foram parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) era recuperar o patamar de 55% de alunos alfabetizados, observado em 2019, antes da pandemia de Covid-19.

As informações foram coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep).

"A educação de Colômbia est√° em excelentes mãos, com profissionais altamente qualificados e comprometidos com a qualidade do ensino, e eu tenho orgulho de ter estudado em Colômbia e hoje fazer com que ela continue alcançando resultados ainda maiores. Sempre fomos e continuamos sendo destaque em toda a região no que tange à educação, e isso é muito importante para nosso munic√≠pio. O resultado de todo nosso investimento nessa √°rea est√° a√≠", disse o prefeito Tuta.

A secret√°ria de Educação, Maria José da Silva (Zezé), destacou o trabalho dos profissionais da educação e a importância da união de todos os envolvidos para alcançar o resultado.

"Dos 645 munic√≠pios do estado de São Paulo, alcançar a 30¬™ melhor colocação é um feito inédito. E isso só foi poss√≠vel graças ao trabalho realizado, em especial por nossos professores. A todos os professores, gestores, coordenadores, técnicos, funcion√°rios lotados nas Unidades Escolares e Semec, pais, alunos, meus cumprimentos, meu respeito, minha gratidão, minha admiração", agradeceu a secret√°ria de Educação.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Coment√°rios