Banner Destaque (1)

Moradores de Colômbia e Planura relatam ter sentido terremoto que atingiu Frutal

O terremoto em Frutal repercutiu na mídia nacionalmente.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 19/06/2024 às 18:01:16 - Atualizado h√°

Os dois terremotos que aconteceram em Frutal foram percebidos em cidades da região, inclusive Planura, Colômbia e povoado de Laranjeiras, na manhã de ontem. No Google, mostra que os terremotos foram de escala 4.1 e, após algum tempo, foi alterado para 4.3. O abalo s√≠smico foi confirmado pela Rede Sismogr√°fica Brasileira (RSBR), que apontou que foram dois tremores, sendo um mais forte que o outro e ambos foram registrados também pelo Observatório Sismológico da Universidade Federal de Bras√≠lia (UnB) e analisados pelo Centro de Sismologia da USP.

"A cidade de Frutal, localizada no interior do estado de Minas Gerais, registrou um tremor de terra de magnitude 4.0 mR na manhã desta terça-feira (18). O evento ocorreu às 10h08 (hor√°rio de Bras√≠lia) e foi sentido pela população local. Em seguida, às 10h19, ocorreu outro tremor na região, de magnitude 3.2 mR. Os abalos s√≠smicos foram registrados pelas estações da Rede Sismogr√°fica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Centro de Sismologia da USP. Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre. Conforme informou o sismólogo da RSBR e do Centro de Sismologia da USP, Bruno Collaço, desde 2015, j√° foram registrados 22 pequenos tremores em Frutal-MG, sendo este de 4.0 o maior deles. Desde abril de 2023, h√° um sequ√™ncia de tremores nessa região sempre com magnitude menores que 3", diz o texto divulgado através das redes sociais Rede Sismogr√°fica Brasileira.


Os eventos foram registrados em estações distantes mais de 1.300 km do epicentro e a diferença entre eles foi de 11 minutos. O epicentro do tremor foi a menos de 10 km de profundidade. O ponto central do abalo aconteceu na zona rural de Frutal, a cerca de 11 km da cidade e também atingiu outras cidades.

Abalo s√≠smico de até 5.0 na escala Richter é considerado de baixa magnitude. Diversas câmeras de monitoramento registraram o momento em que a terra tremeu em Frutal. Em comércios, v√≠deos divulgados mostraram prateleiras se abalando, uma luz chegando a estourar em uma casa e pequenos danos em uma propriedade rural.

A prefeitura de Colômbia, através da Defesa Civil, divulgou uma nota: "A Prefeitura Municipal de Colômbia informa que, na manhã desta terça-feira (18), foram sentidos reflexos de um abalo s√≠smico ocorrido na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro. O primeiro tremor, de magnitude 4.1, foi registrado às 10h08 e, posteriormente, às 10h19, um segundo tremor de magnitude 3.2 foi registrado na mesma região. Esses dados foram confirmados pelo Observatório Sismológico da Universidade Federal de Bras√≠lia e pela Rede Sismogr√°fica. Gostar√≠amos de tranquilizar toda a população de Colômbia, ressaltando que os reflexos dos tremores em nossa cidade foram muito baixos e não h√° quaisquer riscos à segurança da população. A administração municipal est√° atenta aos desdobramentos e à comunicação constante com os órgãos respons√°veis pelo monitoramento s√≠smico. Continuaremos a acompanhar a situação e manteremos a população informada sobre qualquer atualização relevante. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos do nosso munic√≠pio", diz a nota.

Especialistas afirmam que, apesar do susto, terremotos dessa magnitude raramente causam danos estruturais graves, mas são suficientes para serem sentidos pelas pessoas na superf√≠cie.

A terra voltou a tremer na √°rea do Douradinho, zona rural de Frutal, hoje. Foram dois tremores, um em sequ√™ncia do outro, por volta das 13h15 desta quarta-feira (19). Desde o ano passado, fam√≠lias que residem no Douradinho manifestam preocupação com os tremores de terra.

Segundo os moradores, na tarde de ontem, foram mais de 10 tremores. Destes, apenas dois constam no relatório do Centro de Sismologia da USP, que integra a Rede Sismogr√°fica Brasileira (RSBR).

O terremoto em Frutal repercutiu na mídia nacionalmente.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Coment√°rios