Banner Destaque (1)

Furnas alerta para aumento no nível do Rio Grande

A última vez que as usinas abriram suas comportas para controle de cheias foi em 2012.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 14/01/2023 às 20:40:37 - Atualizado há
: Furnas alerta para aumento no nível do Rio Grande - Foto: Hilário Rosa.

: Furnas alerta para aumento no nível do Rio Grande - Foto: Hilário Rosa.

Em decorrência das fortes chuvas ocorridas dos últimos dias na bacia do Rio Grande, o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, responsável pela programação energética das unidades geradoras brasileiras, definiu a abertura dos vertedouros das usinas hidrelétricas de Furnas.

Segundo o comunicado enviado pela Eletrobras Furnas, haverá um aumento do nível da água após a barragem das respectivas usinas. A empresa acionou as autoridades locais para adotarem providências visando à segurança de todos.

Marimbondo

O vertedouro da Usina de Marimbondo foi aberto na manhã de sexta-feira, 13, às 9h, para controle do nível do reservatório.

Segundo Furnas, o reservatório da usina encontra-se atualmente com um volume útil de 75,37%. Marimbondo está operando conforme despacho do ONS, com uma geração em torno de 1.092 MW, correspondendo a 80% de sua capacidade instalada (1.440 MW). A última vez que a Usina Hidrelétrica de Marimbondo abriu vertedouro para controle de cheias foi em 2012.

Porto Colômbia

O vertedouro da Usina de Porto Colômbia foi aberto para controle de nível de reservatório na tarde do dia 9 de janeiro. O reservatório de Porto Colômbia encontra-se com um volume útil de 75,80%. A usina está operando conforme despacho do ONS, com uma geração de 240 MW, cerca de 75% de sua capacidade. A última vez que a usina abriu vertedouro para controle de cheias foi em 2012.

"A Eletrobras Furnas cumpre estritamente as determinações dos órgãos reguladores na operação dos empreendimentos hidrelétricos sob sua concessão. Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética", disse o comunicado enviado para a imprensa.

Com a cheia, o lago artificial da Orla Municipal de Colômbia emendou com as águas do Rio Grande, já que era dividido por um aterro. A Prefeitura do Município de Colômbia divulgou uma nota alertando a população, visitantes e turistas para a cheia do rio Grande e, também para a aparição de animais peçonhentos as margens do rio, por conta da época úmida.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários