Banner Destaque (1)

PM ganha agilidade com instalação do registro eletrônico

O documento prĂ©-preenchido faz com que a corporação ganhe mais tempo

Por Portal Notícias Colômbia SP em 29/06/2018 às 23:10:00 - Atualizado hĂĄ
Segundo o major Mauro, a região de Barretos foi uma das primeiras a colocar ação em prática. - Foto: Tininho Junior

Segundo o major Mauro, a região de Barretos foi uma das primeiras a colocar ação em prática. - Foto: Tininho Junior

Neste ano, tornou-se eletrônico o boletim de ocorrência (BO) da Polícia Militar (PM). O documento, elaborado pela corporação durante o atendimento, é registrado diretamente em um tablet e traz facilidades, também, à população, ao dar agilidade ao procedimento. Vale lembrar o BO da Polícia Civil é outro registro, sendo que os dois sistemas ainda não estão integrados e são independentes.

Segundo o coordenador operacional do 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior (33º BPM-I), o major Mauro Alves dos Santos Júnior, o governo estadual estabeleceu um cronograma para que todos os batalhões se adaptem à nova realidade e a região de Barretos foi uma das primeiras a colocá-la em prática (21/05). Os 19 municípios da região já contam com a novidade. 

Agora, quando alguém aciona o 190, o atendente faz o cadastro da ocorrência no computador e a encaminha ao despachador. Este, por sua vez, envia ao tablet da viatura mais próxima - todos os veículos da corporação são equipados com o aparelho - e reforça o chamado via rádio.

Então, a viatura vai até o local e, ao abrir a ocorrência enviada pelo despachador, já encontra o BO eletrônico pré-preenchido. Basicamente, a única tarefa do policial nesse processo é digitar a versão dos envolvidos. "Em breve, haverá um comando de voz, que permitirá a gravação do depoimento das partes, em vez da transcrição do mesmo", adianta o comandante.

FOTO E ÁUDIO

Existe, ainda, a possibilidade de fotografar a cena do crime ou do acidente e anexar ao documento. Além disso, os envolvidos conseguem assinar a transcrição digitalmente. Tudo isso é salvo no sistema da PM, mas nem todos têm acesso. "Os responsáveis pela elaboração das estatísticas da corporação conseguem entrar no sistema, que torna a obtenção de dados mais rápida e confiável", exalta o major.

E este não é o único benefício. De acordo com Mauro, as partes também recebem o código do BO da PM e conseguem imprimi-lo de casa ou de qualquer outro lugar, sem ter de ir até a base. "Mas o maior benefício é o fato de os policiais perderem menos tempo preenchendo relatórios do que dedicam ao atendimento da população", reforça.

A expectativa é de que, em breve, haja integração com o sistema da Polícia Civil e a PM sequer necessite se dirigir até a delegacia para registrar a ocorrência. Ainda segundo o comandante, o governo estadual ficou de adquirir uma nova safra de tablets, mais moderna, porém, não há prazo para tanto, já que depende de licitação.

Modernização

E o BO eletrônico não é a única ferramenta moderna da PM. Segundo o major Mauro, o chamado Cartão de Prioridade de Patrulhamento (CPP), decorrente do Plano de Policiamento Inteligente (PPI) - para cada área, é feito um estudo dos indicadores criminais -, também é digital. Tal procedimento já existe há aproximadamente quatro anos.

"Agora, os policiais dão início ao patrulhamento cumprindo o CPP digital, que estipula onde cada viatura deve passar, em determinado horário. O itinerário só pode ser descumprido, caso haja algum chamado policial", relata.

Há, ainda, o Copom Online, software desenvolvido pela PM de São Paulo, que permite a localização de todas as viaturas. "Cada tablet é dotado de um GPS e todos os comandantes de área têm acesso, em tempo real, à trajetória da viatura - incluindo local e ocorrência que está atendendo", diz.

Além disso, via tablet, os policiais conseguem, conforme já noticiamos, consultar as placas dos veículos, as identidades dos suspeitos e, até mesmo, a situação das armas de fogo.

Registros diferentes

Vale destacar que o BO da PM é diferente daquele da Polícia Civil.

A Delegacia Eletrônica de Polícia Civil do Estado foi criada em 2000 e é utilizada para registrar alguns tipos de BOs pela Internet, como roubo ou furto de veículo; roubo, furto ou perda de objetos e documentos; injúria, calúnia e difamação; acidente de trânsito sem vítima; desaparecimento de pessoa; encontro de pessoa; complemento de BO; acompanhamento; e Proteção Animal. Para outras ocorrências, o interessado deve procurar, pessoalmente, a delegacia. O site para o registro do BO eletrônico da Civil é o http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

ComentĂĄrios