Banner Destaque (1)

Incêndios em canaviais próximos à cidade geram preocupação

Foram quatro incêndios registrados na Fazenda Colômbia

Por Portal Notícias Colômbia SP em 04/07/2018 às 22:57:00 - Atualizado há
Incêndio na pequena área de preservação permanente. - Foto: Maria Inácia

Incêndio na pequena área de preservação permanente. - Foto: Maria Inácia

Vários incêndios vêm ocorrendo na Fazenda Colômbia, o motivo? Ninguém sabe.  Mas o mais preocupante é o impacto ambiental e os riscos das famílias assentadas ali próximo.  

De acordo com informações registradas em boletim de ocorrência, pela quarta vez no mês passado, o fogo assustou os moradores, principalmente as famílias do Assentamento “Luís Gustavo Henrique”.   

Segundo Paulo Ricardo Rodrigues Pereira, líder e assentado, os incêndios ocorreram nos dias 21, 23, 25 e 30 de junho e que o fogo foi combatido pelas famílias assentadas com o auxílio das brigadas de incêndio das empresas Tereos (Guarani) e Biosev.

O líder não soube precisar quantos hectares foram atingidos e ainda relatou de que além da plantação de cana de açúcar, foi também atingida uma pequena área de preservação permanente.

A bióloga Maria Inácia, responsável pela Defesa Civil e Superintendência do Meio Ambiente no município, já havia se manifestado nas redes sociais “Tristeza e revolta são estes meus sentimentos diante destes grandes incêndios que vem ocorrendo na Fazenda Colômbia...”.

A bióloga ainda fala do risco que os incêndios estão causando para os acampados “...porque o ser humano é tão mesquinho a ponto de colocar pessoas em risco de vida? Ali tem crianças, mulheres, idosos e homens”, desabafa. 

ÁREA ATINGIDA 

Em entrevista ao “NC”, Paulo Ricardo falou sobre a área de preservação que foi atingida pelo fogo.

“Está área em uma outra ocasião já havia sido destruída pela queima desordenada, mas foi reflorestada pelas famílias do assentamento. Já providenciamos as mudas e vamos fazer o replantio para o reflorestamento, afinal o meio ambiente é uma de nossas bandeiras e prioridade. Não poderia deixar de agradecer a todos que tem dado voz à nossa comunidade e em especial a bióloga Maria Inácia”, enfatizou. 

Fotos/Nayra Rodrigues

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários