Planura apresenta a primeira turma de Guardas Mirins

As aulas da Guarda Mirim acontecem três vezes na semana

Por Portal NC 21/09/2019 - 23:05 hs

Planura apresenta a primeira turma de Guardas Mirins
Planura apresenta a primeira turma de Guardas Mirins

Durante as festividades da Independência do Brasil, que foi comemorada no sábado, 7, a Prefeitura Municipal de Planura, juntamente com o comandante da Polícia Militar, Jucimar Rodrigues Reis, responsável pelo 5° Pelotão de Polícia Militar de Planura, apresentou a primeira turma de guardas mirins do município. A Guarda Mirim é um projeto social com mais de cinquenta anos de existência no auxílio aos jovens, prestando apoio para inserção no mercado de trabalho e na complementação educacional.

O principal objetivo desse projeto é ensinar aos jovens planurenses noções de hierarquia e disciplina, além de noções de cidadania e, posteriormente, encaminha-los ao mercado de trabalho. O projeto da Guarda Mirim do município começou com trinta alunos e atualmente conta com dezoito integrantes. 

Segundo o coordenador do projeto, Jucimar Rodrigues Reis, o motivo para a evasão dos alunos é pela falta de identificação com o projeto. “Acredito que, na medida em que o curso vai se desenvolvendo, alguns deles vão percebendo que não é aquilo que eles querem ou até mesmo o que eles imaginavam que seria; outros enfrentam algumas dificuldades ao decorrer do curso com as disciplinas militares. A gente cobra treinamentos físicos, alguns conhecimentos teóricos, o que acaba deixando alguns ‘pelo caminho’”, explicou Jucimar. 

Contudo, para ele, os resultados já são motivos de muita comemoração. A primeira turma ainda não se formou devido às questões do primeiro emprego e o tempo de formação varia de turma para turma. Segundo o coordenador da guarda mirim, é fundamental que os empresários da cidade apoiem essa causa. “É de suma importância que os empresários apoiem essa causa para incentivarem os jovens. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao dono do Triângulo Supermercados, o Senhor Santiago, que empregou um dos nossos jovens, isso além da Usina Santo Ângelo, que já demonstrou interesse em contratar nossos meninos”, pontuou Jucimar. 

A previsão para formação de cada turma é de seis a oitos meses, variando de turma para turma. As aulas da Guarda Mirim acontecem três vezes na semana. Para se inscrever no projeto é preciso aguardar a colação de grau da primeira turma, que está prevista para acontecer até o final deste ano.








Deixe seu Comentário

1. Todos os comentários suscetíveis de serem considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante, e que visem o autor do artigo, dos responsáveis e colaboradores do Portal Notícias Colômbia ou do autor de outro qualquer comentário, denegrindo, dessa forma, a imagem do Portal, serão excluídos. Esta regra será também aplicável aos que dissimulem tais expressões ou que as substituam por expressões não conotadas como impróprias mas com as mesmas intenções apontadas.
2. Os comentários que, pela sua publicação repetitiva, tenham um conteúdo paulatina e reiteradamente utilizado com o objetivo de “boicotar” o tema ou assunto em discussão, devem, de igual forma, ser excluídos.
Os visitantes do portal, de resto, possuem toda a liberdade para se expressarem sobre os temas ou assuntos publicados, sempre em obediência às duas regras atrás enunciadas, assumindo, porém, toda a responsabilidade pelo conteúdo e sentido dos seus comentários.
Quem reincidir mais do que três vezes na publicação de comentários em infração dos pontos 1. e 2. incorre no bloqueamento do seu acesso ao Portal, sempre após deliberação dos responsáveis pelo Portal.