Banner Destaque (1)

PolĂ­cia Civil desmantela quadrilha que atua em roubos de mĂĄquinas agrĂ­colas

Organização criminosa causou um prejuĂ­zo de mais de R$ 2 milhões

Por Portal Notícias Colômbia SP em 01/09/2021 às 15:14:00 - Atualizado hĂĄ
Polícia Civil desmantela quadrilha que atua em roubos de máquinas agrícolas - Foto: Divulgação

Polícia Civil desmantela quadrilha que atua em roubos de máquinas agrícolas - Foto: Divulgação

A PolĂ­cia Civil de Barretos atravĂ©s da DIG/DISE com apoio das polĂ­cias Civil e Militar de Minas Gerais desencadeou na manhã de segunda-feira, 30, a Operação Rapina. A ação, coordenada pelo delegado Rafael Faria Domingos, teve como objetivo prender membros de uma organização criminosa em Minas Gerais, que vinha praticando diversos furtos e roubo de mĂĄquinas agrĂ­colas no estado de São Paulo, inclusive na região de Barretos.

A operação aconteceu nos municĂ­pios de Frutal e Uberaba e contou com a participação de 81 policiais civis de São Paulo e Minas Gerais, alĂ©m de policiais militares mineiros, em 26 viaturas, os quais cumpriram 15 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão, expedidos pela 1ÂȘ Vara Criminal de Barretos.

A investigação teve inĂ­cio no dia 24 de junho deste ano, quando oito indivĂ­duos invadiram uma fazenda em Barretos, rendendo moradores e roubaram trĂȘs tratores e dois veĂ­culos. Foram identificados oito suspeitos, sete deles moradores em Uberaba e outro em Frutal, sendo confirmado o envolvimento deles em cinco casos de roubo ou furto de mĂĄquinas agrĂ­colas no interior paulista, um deles ocorrido em Barretos, dois em OlĂ­mpia e os demais nas cidades de Vista Alegre do Alto e Jaborandi.

A polĂ­cia estima que a quadrilha tenha causando um prejuĂ­zo de mais de dois milhões de reais. Eles faziam um levantamento das fazendas e as invadiam no perĂ­odo noturno, rendendo os moradores e colocando as mĂĄquinas agrĂ­colas em caminhões. Consta que, com o auxĂ­lio de empresas de fachada, emitiam notas fiscais para legitimarem o transporte das mĂĄquinas atĂ© os receptadores.

Durante as investigações, apurou-se atravĂ©s da troca de informações entre policiais de São Paulo e Minas Gerais, que um dos membros da quadrilha foi preso em flagrante na cidade de Pirajuba-MG, enquanto carregava um trator que tinha acabado de ser roubado em Jaborandi-SP em um caminhão. Cinco investigados foram presos, sendo apreendidas duas armas de fogo e dois veĂ­culos utilizados no roubo. ???Depois de dois meses de investigação foi possĂ­vel identificar vĂĄrios indivĂ­duos envolvidos com essa organização criminosa, que ingressava nas fazendas e subtraia mediante furto ou atĂ© mesmo mediante uso de armas e restrição de liberdade das vĂ­timas, tratores e mĂĄquinas agrĂ­colas, os colocavam em caminhões e levavam para outros estados onde estão os receptadores. Apurou-se durante as investigações que a organização criminosa para transportar os tratores, chegava a emitir notas fiscais para burlar a fiscalização da polĂ­cia. Diante disso, foi solicitado ao JudiciĂĄrio a expedição de quinze mandados de busca e apreensão, os quais foram cumpridos, sendo treze na cidade de Uberaba e dois em Frutal. TambĂ©m foram expedidos cinco mandados de prisão temporĂĄria que foram cumpridos em Uberaba, sendo todos os investigados presos. Por ocasião das buscas, foram apreendidas armas de fogo, sendo uma pistola de calibre 380 e um revólver de calibre 38???, explicou o delegado Rafael Faria Domingos. 

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

ComentĂĄrios