Banner Destaque (1)

Eletrobras Furnas começa a implantar Plano de Ação de Emergência na usina de Hidrelétrica de Porto Colômbia

Plano, exigido por lei, consiste em estabelecer as ações a serem executadas em uma eventual evacuação de emergência.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 20/02/2024 às 23:28:28 - Atualizado há

A Eletrobras Furnas começou a implantar o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, em parceria com as defesas civis municipais e estadual. A hidrelétrica está localizada no rio Grande, entre os municípios de Planura e Guaíra.

Segundo a empresa, o PAE é um plano exigido por lei que consiste em estabelecer as ações a serem executadas em uma eventual evacuação de emergência, visando evitar tragedias como a de Mariana e Brumadinho.

"O PAE é um plano exigido por lei, que proporciona ainda mais segurança para a população. As estruturas da barragem da Usina de Porto Colômbia são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Atualmente, o empreendimento se encontra operando normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno", afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Neves Simão.

O plano será implantado em etapas. São elas: o cadastramento dos moradores da zona de autossalvamento (ZAS), a área mais próxima da barragem; a implantação de placas informativas; a disponibilização de sistema de comunicação e alerta; e a realização de simulados de emergência com a participação das Defesas Civis, Prefeituras e população.

A primeira etapa que já começou é o cadastramento que está acontecendo nestes dias 20 e 21 de fevereiro e permite conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar uma eventual evacuação de emergência, estabelecer pontos de encontro, além de identificar moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais. Os cadastradores têm a identificação da Eletrobras Furnas e da consultoria Pimenta de Ávila, responsável pela atividade. No caso da barragem da Usina de Porto Colômbia, a ZAS inclui áreas dos municípios de Planura, em Minas Gerais, Colômbia e Guaíra, em São Paulo.

Outra etapa é a instalação de placas de sinalização, demarcando as rotas de evacuação e os pontos de encontro, indicando a direção que a população deverá seguir, no caso de uma evacuação de emergência. Os locais e formatos das placas de sinalização foram definidos em conjunto com as Defesas Civis municipais. Por fim será estabelecido um sistema de comunicação e alerta para que toda a população seja avisada de uma eventual emergência e siga a sinalização.

Depois de toda operação implementada e funcionando, será realizado um simulado com a população para que todos saibam os procedimentos a serem seguidos em uma emergência. Além da UHE Porto Colômbia, a Eletrobras Furnas implanta o PAE em outras 12 usinas hidrelétricas e uma subestação.

Hidrelétrica de Porto Colômbia

Usinas hidrelétricas de baixa queda são raras no Brasil, e Porto Colômbia é a única instalação desse tipo entre os empreendimentos da Eletrobras Furnas. A hidrelétrica foi construída para aproveitar a regularização da vazão do Rio Grande, ocasionada pelo reservatório da Usina de Furnas (MG). A barragem de Porto Colômbia forma um lago de 143 km², constituindo-se em outro ponto importante de regularização do rio.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários