Banner Destaque (1)

Símbolo do rodeio em Barretos, escultura gigante de peão ganha violão de 17 metros

Monumento ao Peão é cartão-postal e pausa obrigatória para selfies entre visitantes do parque onde acontece a festa.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 24/08/2017 às 12:02:00 - Atualizado há

Um dos principais símbolos do Parque do Peão de Os Independentes ganhou uma novidade neste segundo final de semana da Festa. O Monumento ao Peão, conhecido como “Jeromão”, agora tem um violão como acessório.  

A estátua original tem cerca de 170 toneladas e 27 metros de altura e fica na entrada principal do Parque. Por ter sido implantada numa das gestões de Jerônimo Muzetti na presidência de Os Independentes, a estátua ficou conhecida como “Jeromão”. Idealizado por Valter Corsino e desenvolvido pelo artista plástico Juvenal Irene, o monumento, construído em 2005, homenageou os profissionais do rodeio.

Agora, com a inclusão do violão de fibra de vidro de 17 metros de altura, o monumento também homenageia a música sertaneja, trazendo cerca de 80 autógrafos de cantores que se apresentaram na Festa.  

Tirar uma foto em Barretos ao lado do “Jeromão” equivale a ir ao Rio de Janeiro e fazer um registro aos pés do Cristo Redentor. Ícone do rodeio, Ao todo, 24 pessoas trabalharam por seis meses em sua elaboração.

“Fizemos uma tenda gigantesca aqui, executamos e depois em etapas ele foi sendo montado com guindaste. Primeiro a perna, depois a cintura, o tronco, os dois braços e, finalmente, a cabeça com o chapéu”, lembra Irene.

“É uma interferência, mas eu não só permiti, como achei maravilhoso. É uma homenagem a todo universo daquelas pessoas que preenchem com música a vida do caboclo, do peão, do homem do campo, do homem da terra, do homem de raiz.”

A produção do violão contou com a ajuda de dois filhos e de dois sobrinhos do artista. Foram necessárias duas carretas para transportar as cinco partes do instrumento de São Paulo a Barretos.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários