Colômbia está entre as dez cidades brasileiras menos vulneráveis à Covid-19

Estudo exclusivo coloca Colômbia como a quinta cidade menos vulnerável ao novo coronavírus em todo o Brasil

Por Portal NC 17/05/2020 - 15:53 hs
Foto: Hilario Rosa
Colômbia está entre as dez cidades brasileiras menos vulneráveis à Covid-19
Colômbia está entre as dez cidades brasileiras menos vulneráveis à Covid-19

De acordo com o site da revista Exame Abril, Colômbia está entre as dez cidades brasileiras menos vulneráveis à Covid-19, doença causada pelo coronavírus. 

O Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), foi criado pelo Instituto Votorantim para mapear o cenário da pandemia no país.

O IVM considerou fatores como a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade para considerar as cidades menos ou mais vulneráveis. 

Enquanto Colina é a primeira cidade brasileira menos vulnerável, Colômbia é a quinta no ranking. 

“Percebemos que o fato de um município ter mais idosos, por exemplo, impacta mais sobre sua capacidade de enfrentar a doença do que sua situação fiscal, já que o governo tem liberado verbas emergenciais durante a pandemia”, diz Rafael Gioielli, gerente-geral do Instituto Votorantim.

É possível ver em que situação está cada município viajando pelo mapa do Brasil em ivm.votorantim.rarolabs.com.

No levantamento foram usados somente dados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).

Veja quais as dez cidades mais vulneráveis:

Mojuí dos Campos – PA

Wanderley – BA

Ibirataia – BA

Sítio do Quinto – BA

Jussiape – BA

Delmiro Gouveia – AL

Ubaitaba – BA

São Francisco – MG

São Raimundo Nonato – PI

Faro – PA

E as dez cidades menos vulneráveis:

Colina (SP)

São Bernardo do Campo (SP)

Nova Lima (MG)

Flores da Cunha (RS)

Colômbia (SP)

Cuiabá (MT)

Extrema (MG)

Porto Reral (RJ)

Olímpia (SP)

Gavião Peixoto (SP)

As informações foram retiradas de matéria do portal de notícias da revista Exame, da Editora Abril.








Deixe seu Comentário

1. Todos os comentários suscetíveis de serem considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante, e que visem o autor do artigo, dos responsáveis e colaboradores do Portal Notícias Colômbia ou do autor de outro qualquer comentário, denegrindo, dessa forma, a imagem do Portal, serão excluídos. Esta regra será também aplicável aos que dissimulem tais expressões ou que as substituam por expressões não conotadas como impróprias mas com as mesmas intenções apontadas.
2. Os comentários que, pela sua publicação repetitiva, tenham um conteúdo paulatina e reiteradamente utilizado com o objetivo de “boicotar” o tema ou assunto em discussão, devem, de igual forma, ser excluídos.
Os visitantes do portal, de resto, possuem toda a liberdade para se expressarem sobre os temas ou assuntos publicados, sempre em obediência às duas regras atrás enunciadas, assumindo, porém, toda a responsabilidade pelo conteúdo e sentido dos seus comentários.
Quem reincidir mais do que três vezes na publicação de comentários em infração dos pontos 1. e 2. incorre no bloqueamento do seu acesso ao Portal, sempre após deliberação dos responsáveis pelo Portal.