Banner Destaque (1)

Secretaria de SaĂșde emite nota de esclarecimento sobre testes de Covid-19 e arboviroses

A nota ressalta que a sorologia para zika pelo SUS Ă© autorizada apenas para gestantes.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 04/03/2024 às 16:59:31 - Atualizado hĂĄ

A Secretaria de SaĂșde da Prefeitura Municipal de Colômbia emitiu uma nota de esclarecimento para informar sobre os procedimentos e protocolos relacionados aos testes de Covid-19 e arboviroses no municĂ­pio. As arboviroses compreendem as doenças causadas pelos arbovĂ­rus, como os vĂ­rus da dengue, zika e Chikungunya. A divulgação da nota foi motivada pelo aumento dos casos de dengue e Covid-19 na região.

A nota destaca que os exames de sorologia, que identificam o tipo de vĂ­rus, como dengue, zika e Chikungunya, são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto. A liberação dos resultados estĂĄ condicionada à autorização prévia do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos (GVE-XIV), cujo processo pode demorar, dependendo do fluxo de trabalho.

Conforme o comunicado, o Estado de São Paulo estabeleceu critérios para municĂ­pios com menos de dez mil habitantes, como o coeficiente de incidĂȘncia. Para Colômbia, aproximadamente 85 casos positivos configuram a incidĂȘncia necessĂĄria. Nesses casos, os critérios de confirmação de dengue passam a ser por vĂ­nculo clĂ­nico-epidemiológico. Ou seja, a presença de dois ou mais sintomas jĂĄ classifica automaticamente como dengue, dispensando a realização da sorologia.

A nota ressalta que a sorologia para zika pelo SUS é autorizada apenas para gestantes.

Quanto aos testes rĂĄpidos de Covid-19, a secretaria esclareceu que o aumento de casos no Brasil afetou a logĂ­stica de aquisição e entrega desses testes, resultando temporariamente no desabastecimento de algumas unidades de saĂșde. Nessas situações, são solicitados os testes PCR, cujas amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, demandando um prazo de 7 a 10 dias para a liberação dos resultados.

A secretaria também enfatizou que, apesar do acréscimo de moradores sintomĂĄticos e do acĂșmulo de pessoas para atendimento em determinados horĂĄrios, todos os pacientes estão recebendo assistĂȘncia, garantindo que nenhum fique sem atendimento.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

ComentĂĄrios