Banner Destaque (1)

Rio Grande têm o volume mais baixo dos últimos anos

A estiagem nos últimos três meses tem castigado a região do noroeste paulista

Por Portal Notícias Colômbia SP em 10/09/2020 às 10:41:00 - Atualizado há
Rio Grande têm o volume mais baixo dos últimos anos - Foto: Abner da Silva

Rio Grande têm o volume mais baixo dos últimos anos - Foto: Abner da Silva

O volume de água do Rio Grande, entre os municípios de Colômbia/SP e Planura/MG está muito abaixo do ideal, em virtude da falta de chuvas em toda a região, que já ultrapassa mais de 100 dias. 

A bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, informou que, nos finais de semana, quando a Usina de Marimbondo pára de funcionar, o nível cai ainda mais, aparecendo as pedras existentes no leito. ???Quando a usina começa a trabalhar no meio de semana, com com geração de energia, o nível sobe mais. A Usina de Marimbondo está operando com 50% da capacidade, devido ao volume do rio estar muito baixo???, afirmou.

O reflexo da estiagem na região está sendo sentido no reservatório da usina de Marimbondo, que está abaixo de 30%. Na usina o reservatório está em 27,63% da capacidade de armazenamento, o mais baixo do ano e já menor que o mesmo período do ano passado.

A usina está operando conforme determinado pelo Operador Nacional do Sistema-ONS, com uma geração média em torno de 800 Mw, o que corresponde a 55,55% da capacidade instalada.

A Usina de Marimbondo possui capacidade instalada de 1.440 MW. Toda a energia produzida nas unidades geradoras brasileiras é enviada ao Sistema Interligado Nacional-SIN, que a distribui conforme a demanda.

CHUVA

A estiagem nos últimos três meses tem castigado a região do noroeste paulista e isso afeta o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários