Colômbia não tem nenhuma mulher eleita para a Câmara Municipal

Quatro vereadores foram reeleitos e cinco novos foram eleitos

Por Portal NC 23/11/2020 - 12:54 hs
Foto: Portal NC
Colômbia não tem nenhuma mulher eleita para a Câmara Municipal
Colômbia não tem nenhuma mulher eleita para a Câmara Municipal

O município de Colômbia não elegeu nenhuma vereadora nas eleições deste ano e, portanto, não haverá nenhuma mulher ocupando vaga na Câmara Municipal a partir de 2021. Nas duas últimas legislaturas foram eleitas duas mulheres. 

No dia 15 de novembro os eleitores de Colômbia optaram por completar as nove cadeiras da Câmara Municipal com apenas homens. Quatro vereadores foram reeleitos e cinco novos foram eleitos. Três dos novos eleitos já foram vereadores anteriormente. 

As cidades de Barretos, Guaíra e Jaborandi, também não elegeram nenhuma mulher e ficaram sem a representatividade feminina no Legislativo. 

O levantamento foi feito com base nos dados finais de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A lei eleitoral brasileira exige uma cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos. Se uma legenda tem dez candidatos a vereador, pelo menos três devem ser mulheres.

A lista indica que os partidos que mais conquistaram cadeiras na Câmara de Colômbia foram PTB, Republicanos e PSD, com dois vereadores eleitos cada, seguidos por PODE, PSDB e Solidariedade, com um representante cada. Fernando Mister (PTB) recebeu o maior número de votos, com 255.

Veja quais são todos os vereadores eleitos:

  • ·         Fernando Mister (PTB) - 255 votos - 5,47%
  • ·         Dá Pimenta (Republicanos) - 241 votos - 5,17%
  • ·         Tuluzão (PTB) - 240 votos - 5,14%
  • ·         Marcio Forro (PODE) - 231 votos - 4,95%
  • ·         Bruninho (PSDB) - 221 votos - 4,74%
  • ·         Dr Rinaldo (PSD) - 220 votos - 4,71%
  • ·         Delmo (Solidariedade) - 197 votos - 4,22%
  • ·         Geraldinho dos Reis (Republicanos) - 167 votos - 3,58%
  • ·         Gato (PSD) - 126 votos - 2,70%







Deixe seu Comentário

1. Todos os comentários suscetíveis de serem considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante, e que visem o autor do artigo, dos responsáveis e colaboradores do Portal Notícias Colômbia ou do autor de outro qualquer comentário, denegrindo, dessa forma, a imagem do Portal, serão excluídos. Esta regra será também aplicável aos que dissimulem tais expressões ou que as substituam por expressões não conotadas como impróprias mas com as mesmas intenções apontadas.
2. Os comentários que, pela sua publicação repetitiva, tenham um conteúdo paulatina e reiteradamente utilizado com o objetivo de “boicotar” o tema ou assunto em discussão, devem, de igual forma, ser excluídos.
Os visitantes do portal, de resto, possuem toda a liberdade para se expressarem sobre os temas ou assuntos publicados, sempre em obediência às duas regras atrás enunciadas, assumindo, porém, toda a responsabilidade pelo conteúdo e sentido dos seus comentários.
Quem reincidir mais do que três vezes na publicação de comentários em infração dos pontos 1. e 2. incorre no bloqueamento do seu acesso ao Portal, sempre após deliberação dos responsáveis pelo Portal.